Geral

Pedro da Lua propõe ‘desarmamento infantil’ no estado

Deputado quer proibir protótipos de armas de fogo


O deputado Pedro da Lua (PSC) apresentou nesta sexta-feira, 23, o projeto de lei que cria o “desarmamento infantil” no âmbito do Estado do Amapá. Trata-se de uma proposição que proíbe a distribuição e comercialização, em todo o território estadual, de brinquedos alusivos à armas de fogo e institui a Semana da Valorização da Infância e da Cultura de Paz.

Pelo texto da lei, fica proibida a distribuição e comercialização de réplicas ou simulacros de armas de fogo; brinquedos cuja forma seja alusiva à das armas de fogo e que, alternativamente: produzam ruído similar ao produzido pela arma de fogo; se prestem ao arremesso de dardos, líquidos, espuma, bolas de plástico ou de qualquer outro objeto; simulacros de espadas, lanças, piques, alabardas, bestas, maças, manguais, arco e flecha ou de qualquer outro instrumento cuja finalidade precípua seja ferir ou matar, na caça ou na guerra.

Excetuam-se da proibição as réplicas e os simulacros de que trata o parágrafo único do artigo 26, da Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento); as armas de ar comprimido e as empregadas na prática do desporto, desde que adquiridas por pessoa maior de 18 anos.

O parlamentar também quer instituir a Semana de Valorização da Infância e Cultura de Paz, a ser comemorada, anualmente, na semana em que incidir o dia 15 de abril, Dia do Desarmamento Infantil. A data será objeto de um programa interdisciplinar composto de atividades de natureza diversa, voltadas à valorização da vida humana e da dignidade da criança e do adolescente e à difusão dos princípios da Cultura de Paz, tal como foram expostos pelo “Manifesto 2000”, firmado na Cidade de Paris, a 4 de março de 1999.


Deixe seu comentário


Publicidade