Geral

Prefeitura de Macapá inicia implantação do Prontuário Eletrônico nas UBS’s

De acordo com o Ministério da Saúde, em 60 dias, mais 2,4 milhões de brasileiros passaram a ser atendidos com prontuário eletrônico, cobrindo 28,5% da população. Com essa ampliação, o país passou a contar com 11.112 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o sistema informatizado, em 2.060 municípios.


Cumprindo a determinação do Ministério da Saúde (MS), a prefeitura de Macapá iniciou o cronograma para a implantação do Prontuário Eletrônico (PEC) nas UBS’s que comportam equipes do programa Estratégia Saúde da Família. A plataforma permite o profissional de saúde gravar e acessar informações como detalhamento da consulta e diagnóstico, disponibilidade de medicamentos nas farmácias do município, procedimentos feitos, resultado de exames e evolução do paciente.

Até 11 de janeiro de 2017, 40 computadores, do total de 250, serão instalados nas unidades básicas para a primeira fase de implantação. Após a instalação dos equipamentos com o sistema do prontuário eletrônico, as equipes de saúde serão capacitadas por técnicos do e-SUS quanto ao uso do sistema. De acordo com a Coordenação Municipal de Saúde, as capacitações ocorrerão de 16 de janeiro a 13 de fevereiro do próximo ano.

O subsecretário de Ação em Saúde, Eldren Lage, vê como um avanço a implantação do PEC, pois permitirá a integração das informações dos usuários das UBS’s. “Sem dúvida, o prontuário eletrônico gerará uma economia significativa de papel, mas o maior impacto será para o paciente, que terá um atendimento mais ágil e eficaz, já que o prontuário possibilita que o profissional de saúde acompanhe o histórico de consultas anteriores, exames feitos e medicamentos administrados no paciente, o que permite um diagnóstico e tratamento mais precisos”.

A partir da segunda quinzena de fevereiro de 2017, as unidades irão passar por um período de experimentação do sistema para que em março o sistema possa ser efetivado em sua totalidade. Todo o cronograma de implantação ocorre com o apoio e acompanhamento de técnicos do MS e do e-SUS Macapá. A nova versão do PEC possibilita ainda que o registro ao Cartão Nacional de Saúde (CNS), a identificação do cidadão no SUS, seja feito digitalmente em qualquer unidade que já utilize a atualização do programa.

A medida do Ministério da Saúde visa dar maior agilidade no atendimento ao cidadão e melhor eficiência na gestão dos gastos públicos em saúde. No prazo de acesso ao sistema, que finalizou no dia 10 de dezembro, 5.114 municípios acessaram o e-SUS AB e 456 não justificaram. Para esses últimos, a pasta fará busca ativa com o objetivo de dar apoio na implantação do sistema.

Os municípios que ainda não justificaram têm mais dois meses para acessar o sistema e apresentar justificativa, evitando o corte de recursos. “O objetivo do Ministério da Saúde não é punir os municípios, mas sim obter e qualificar as informações para planejar da melhor forma as ações e os gastos da Saúde. Vamos apoiar os municípios com toda a infraestrutura necessária para a transmissão online dos dados, com computadores, conectividade e qualificação de pessoal”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante apresentação de balanço do Prontuário Eletrônico, na quarta-feira (14/12) em Brasília. Ainda de acordo com o ministro, a expectativa é que, no máximo, até maio de 2017, a grande maioria das unidades esteja conectada ao e-SUS AB.

A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido cada real do SUS, na saúde do brasileiro. Os municípios também podem utilizar versões próprias ou privadas.


Deixe seu comentário


Publicidade