Geral

Presidente da Câmara Federal virá a Macapá receber honraria da

Cidadão Amapaense



O novo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), virá a Macapá nos próximos dias para receber a mais alta honraria do Parlamento Estadual, o título de Cidadão Amapaense. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia Legislativa (AL), deputado Moisés Souza (PSC), durante votação da proposição de sua autoria aprovada pela unanimidade dos deputados e das deputadas presentes à sessão dessa segunda-feira, 23.

Eduardo Cunha esteve em Macapá em janeiro deste ano, quando retribuiu a visita que o presidente Moisés Souza havia feito a ele em Brasília, quando a maior parte da bancada federal e estadual do Amapá foi hipotecar apoio à sua candidatura à presidência da Câmara Federal. “Em todos esses nossos encontros o deputado Eduardo Cunha manifestou interesse pelas questões do Amapá, especialmente no que se refere a medidas visando o desenvolvimento econômico do estado”, disse Moisés.

Foi durante a visita de Cunha a Macapá que Moisés havia anunciado que iria propor a concessão da honraria ao parlamentar fluminense, o que não foi feito à época devido o Parlamento Estadual estar em recesso. “Estivemos com o presidente Eduardo Cunha na semana passada, quando ele ratificou todos os compromissos assumidos com o Amapá por ocasião de sua campanha e ele confirmou que pretende passar pelo menos dois dias no estado”, disse o presidente da AL.

Eduardo Cunha é considerado um dos mais atuantes congressistas brasileiros e um político entusiasta das obras de infraestrutura. Economista por formação, teve destacada atuação na implantação da telefonia móvel no país. Em seu estado de origem, já presidiu a estatal de telecomunicações, a Telerj. No Amapá, demonstrou interesse em ajudar no incremento da vocação portuária do Estado, tanto que se comprometeu na mobilização pela liberação de R$ 600 milhões de investimentos no Porto de Santana.

Vários parlamentares amapaenses fizeram questão de felicitar o presidente Moisés Souza pela iniciativa de homenagear Cunha e articular sua ajuda aos pleitos do estado. Mira Rocha (PTB) disse que ideias e ideais precisam ser respeitadas e quando existe diálogo se forma consenso. “Todos que constroem e querem o bem do estado do Amapá têm essa consciência. A democracia é feita assim, pelo povo e para o povo”, disse ela.

Já o deputado Charles Marques (PSDC) sugeriu ao presidente Moisés Souza que leve a Eduardo Cunha outra demanda histórica do Amapá, especialmente das comunidades do interior do estado que são cortadas pelas duas principais rodovias federais, a BR-156 e a BR-210. “Precisamos estimular o desenvolvimento econômico do Amapá, que passa, necessariamente pela conclusão do asfaltamento dessas estradas, a cargo do DNIT no Amapá”, pontuou Marques.

Ericlaudio Alencar (PRB) disse que o gesto de Moisés Souza é muito importante pois sabe da atuação decisiva da bancada do Amapá na eleição de Cunha. “É muito fácil aderir a um projeto quando ele já é vencedor, mas vossa excelência comprou essa briga quando o então candidato Eduardo Cunha pregava uma candidatura livre e independente, contra todas as forças do poder na ocasião”, concluiu o parlamentar, que é líder do governo do estado na casa.


Deixe seu comentário


Publicidade