Geral

Psicóloga aponta alguns sinais de um relacionamento abusivo

Especialista explica a dificuldade de a vítima perceber que está numa relação abusiva.


Um sentimento de culpa a maior parte do tempo. A pessoa se esforça para melhorar a relação amorosa, mas não é possível pois, segundo o outro, o erro sempre é dela. Esses são alguns sinais de um relacionamento abusivo e que muitas vezes vêm acompanhados de violência psicológica e até mesmo física. O amor, a paixão e o envolvimento podem dificultar a identificação do tipo de relação que a pessoa está vivendo.

A psicóloga e professora do curso de Psicologia da Faculdade Fama Macapá, Donnera Arianne Bernardes Zhalouth, destaca que, em grande parte dos casos, é difícil observar sinais de abuso no início de uma relação. “É identificado nesse tipo de relação, a desigualdade de poder que um exerce sobre o outro. Geram-se sentimentos recorrentes, como: dúvidas, confusão mental, ansiedade, insegurança e a falsa esperança que o parceiro mude. Além do que, o outro se torna o centro da sua vida e seu comportamento é moldado com referência ao que o parceiro espera. Consequentemente, a relação da vítima com a família, amigos, trabalho e, principalmente, consigo mesma são afetadas”, detalha a especialista.

Segundo a profissional, muitas vezes as consequências de um relacionamento abusivo são as diferentes formas de violência A vítima, por medo ou vergonha, silencia sobre as atitudes. “É comum observar alguns tipos específicos de violência nesse tipo de relação, tais como de natureza emocional, psicológica, física, sexual, financeira, podendo ser até tecnológica. Sendo esta última, quando o parceiro tem controle sobre as redes sociais da vítima, insiste em obter senhas pessoais, controla as conversas, as curtidas e outras ações”, pontua.

Em todos os casos de relacionamento abusivoobserva-se a violência psicológica sobre a vítima. “Ações que causam danos emocionais e diminuição da autoestima, ou que visem degradar ou controlar seus comportamentos, crenças e decisões; mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, insulto, chantagem, violação de sua intimidade, ridicularização, exploração e limitação do direito de ir e vir, ou qualquer outro meio, que cause prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação”, sinaliza.

Já a violência física é mais fácil a identificação. “Ações que ofendam a integridade ou a saúde do corpo como: bater ou espancar, empurrar, atirar objetos na direção da mulher, sacudir, chutar, apertar, queimar, cortar ou ferir”, alerta.

 

Confira alguns sinais de um relacionamento abusivo:
Ciúme excessivo
Com a justificava de “amar demais” o ciúme vira justificativa para o controle. É normal que uma pessoa sinta medo de perder quem ama. Mas quando isso passa a virar argumento para controlar a tomada de decisão do outro, agressões, ofensas ou invasão de privacidade, é excessivo.

Afastamento de outras pessoas
As justificativas podem ser muitas: os amigos são má influência ou dão em cima do companheiro. O abusador também pode alegar não gostar de determinadas pessoas por não “o tratarem bem”. O fato é que vai exigindo que o outro se afaste das pessoas mais próximas.

Destruição da autoestima
Se no começo da relação a pessoa era incrível para a outra, aos poucos isso vai mudando. A mudança começa com “críticas construtivas”, que vão se tornando cada vez mais comuns e pesadas. Sem perceber, a vítima vai perdendo a autoestima até o ponto de achar que é alguém tão ruim que nenhuma outra pessoa irá amá-la se a relação terminar.


Deixe seu comentário


Publicidade