Geral

Randolfe garante apoio do ministro da educação para projetos d

Durante encontro em Brasília, Janine Ribeiro conheceu projetos de internacionalização da Unifap



 

Em encontro com o ministro da educação, Renato Janine e o senador Randolfe Rodrigues (Psol) e a reitora da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Eliane Superti, o Amapá recebeu a garantia de apoio do MEC para a execução de projetos na área de educação, em especial o programa de internacionalização da universidade.

De acordo com Superti, a Unifap tem seguido o modelo de outras instituições no Brasil, buscando se internacionalizar estabelecendo acordos com outras instituições de ensino, recepcionando professores estrangeiros, além de enviar seus professores para universidades estrangeiras. Segundo ela, nos dois últimos anos, a instituição saltou de 12 para 42 cursos e dobrou o número de professores.

A reitora os gestores da academia estão realizando uma série de ações que colocam a universidade dentro de um circuito internacional entre instituições de ensino superior. O projeto de internaciolização, que foi elaborado há oito meses será desenvolvido nos próximos três anos e meio, e prevê a aproximação das Universidades que abrangem o Platô das Guianas, composto por Venezuela, Guiana Inglesa, Suriname e Guiana Francesa.

Nessa região há uma diversidade linguística muito grande, que não é encontrada em outras partes da América do Sul. Essa aproximação traria um diferencial para a Unifap. “As ações de internacionalização já começaram. Um acordo com a Guiana Francesa que estabelece troca de alunos e professores das instituições, já foi assinado”, explicou Superti. Assim como acordo que está prestes a ser estabelecido com o Suriname. Em agosto, 35 alunos de mestrado do Suriname vão até o estado justamente para estabelecer parcerias em todo o Platô.


Deixe seu comentário


Publicidade