Geral

Retrospectiva 2020: relembre os principais acontecimentos de janeiro no Brasil

Emergência Global, cerveja contaminada, Lei de Abuso de Autoridade e nova Placa do Mercosul marcaram o primeiro mês de 2020.


Emergência Global
A cidade Wuhan, na China, entrou para a história em 2020 por ser conhecida como o epicentro do novo coronavírus. Em pouco tempo, o vírus tomou todos os continentes do planeta e isso fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarasse, no fim de janeiro, o estado de emergência global.

Cerveja contaminada
Os primeiros registros de vítimas de lotes contaminados da cerveja Belorizontina, da Backer, em Minas Gerais também preocuparam o país logo no início do ano. Exames laboratoriais identificaram nos lotes a presença da substância dietilenoglicol. Os pacientes apresentaram insuficiência renal aguda e alterações neurológicas.

Lei de abuso de autoridade
A lei entrou em vigor na primeira semana de janeiro de 2020. Além de penas de prisão e multa, o texto prevê ainda sanções administrativas, como a perda ou afastamento do cargo, e cíveis, como indenização, aplicadas a autoridades públicas como policiais, juízes e promotores. Serão consideradas criminosas as condutas praticadas com finalidade de beneficiar a si mesmo ou a terceiro, ou com o objetivo de prejudicar alguém, ou ainda “por mero capricho ou satisfação pessoal”.

Nova placa do Mercosul
Começou a valer em janeiro o prazo para que os Departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o país concluíssem os procedimentos necessários para implantar a nova placa do Mercosul – obrigatória em casos de primeiro emplacamento.

Base brasileira na Antártica
Oito anos depois do incêndio que destruiu a base brasileira na Antártica, a estação é reinaugurada. O vice-presidente Hamilton Mourão esteve no local.


Deixe seu comentário


Publicidade