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Segunda fase da matrícula escolar on-line inicia no dia 18 de janeiro

Diretores e secretários escolares da Rede Estadual de Ensino receberam nesta quinta-feira, 14, no Teatro das Bacabeiras, orientações a respeito dos procedimentos adotados para o processo de pré-matrícula online. O objetivo é aperfeiçoar a ação, evitando filas, possibilitando um maior planejamento das unidades escolares para o ano letivo de 2016.


Os integrantes da Comissão de Reordenamento e Chamada Escolar da Secretaria de Estado da Educação (Seed) esclareceram dúvidas a respeito das fases que não foram cumpridas pelos pais e responsáveis. 
 
A coordenadora de Educação Básica e Profissional da Seed, Edilene Dias, esclareceu que as matrículas serão operacionalizadas de acordo com as três fases adotadas pelas redes unificadas, compostas pelo Estado e municípios de Macapá e Santana.  
 
“Entraremos na segunda fase, que é a pré-matrícula online. Precisamos contar com o apoio de toda comunidade escolar, no sentido de atender os pais de maneira responsável e cordial, orientando-os segundo as normas emanadas pela rede unificada”, pontuou a gestora.  
 
Nesta segunda-feira, 18, a partir das 10h, será disponibilizado o Sistema de Matrícula (Sismatri), dando início a segunda fase da pré-matrícula online por meio do site www.prematricula.ap.gov.br. O Sismatri é uma ferramenta de fácil utilização que proporciona total controle na matrícula online que ficará disponível até o dia 22 de janeiro.
 
Técnicos de informática do Prodap que estiveram presentes na explanação esclareceram que o usuário (pai, responsável ou aluno) deverá por meio de CPF, inserir os dados solicitados no site, como: nome do aluno, endereço, escola que tem interesse em estudar, sendo que serão disponibilizadas duas opções de unidades escolares.
 
Para aqueles que não realizaram a Chamada Escolar, primeira fase do processo que aconteceu nos meses de outubro e novembro do ano passado, terão uma segunda chance no período de 1 a 5 de fevereiro, quando o sistema será reaberto para os usuários.
 
Nos municípios ou localidades onde não houver sinal de internet, muito frequente em escolas das zonas rurais, as inscrições serão realizadas do modo físico (entrega de documentação na secretaria da instituição), no mesmo período estipulado pelas redes unificadas.  
 
Integrantes dos conselhos Tutelares das zonas sul e norte, do Ministério Público – por meio da Promotoria da Infância e Adolescência – acompanharam a reunião e se colocaram à disposição para ajudar no procedimento adotado pelas redes unificadas e elogiaram o novo sistema.
 
“Esse processo irá coibir muitos problemas que vinham acontecendo em anos anteriores, principalmente com matriculas e transferência de alunos nas escolas das redes públicas. Vamos fiscalizar e acompanhar de perto as unidades escolares”, enfatizou o promotor Alexandre Monteiro.   
 
Terceira fase
 
A última fase será a entrega documental que acontece no período de 25 a 28 de janeiro, que será dividida nos dias 25 e 26 será especificamente para alunos no Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos dias 27 e 28 para o Ensino Médio e EJA.

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