Geral

Senadores buscam alternativas para desenvolver o Vale do Jari

Representantes dos municípios cumprirão agenda em Brasília


Uma comitiva de representantes dos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, do sul do Amapá estarão em Brasília, no próximo mês de setembro para cumprir diversas agendas nos ministérios e autarquias. A atividade será realizada a convite dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), que estiveram nos municípios, no último final de semana.

Em Laranjal do Jari, distante cerca de 250 km da capital Macapá, os senadores reuniram com a direção da Jari Florestal e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Leve e Pesada e do Imobiliário do Vale do Jari (Sintracomvaj). A empresa garantiu que não há possibilidade de fechamento das portas, apresentou a situação financeira e afirmou que 2016 será o ano da virada. “Nós garantimos em 90 dias resolver a situação dos funcionários e a previsão de equalizar os problemas financeiros é de seis meses”, afirmou Augusto Praxedes, diretor da Jari.

Segundo dados do Sintracomvaj, cerca de 700 pessoas eram empregadas na empresa, hoje apenas 150 continuam trabalhando. “Nós estamos muito preocupados, porque não conseguimos ver alternativa nesta crise”, reclamou disse Walter Monteiro, presidente do sindicato. Randolfe e Davi vão buscar cursos de capacitação para aperfeiçoamento da mão de obra local e também vão levar um documento com as reivindicações da classe solicitando respostas por parte da empresa. Além de realizar uma audiência pública em Brasília para tratar de todas as questões.

Randolfe e Davi visitaram a Cooperativa Mista Extrativista Vegetal dos Agricultores do Laranjal do Jari (Comaja) e marcaram de levar a direção da cooperativa ao encontro do BNDES, na pauta um financiamento de cerca de R$1,5 milhão que já solicitado. Mais de 200 cooperados atuam na Comaja. A cooperativa exporta aproximadamente 200 mil toneladas por ano de castanha-do-pará sem casca para outros estados brasileiros.

Em Vitória os senadores reuniram com as lideranças de Vitória do Jari que agradeceram ao senador Randolfe pela articulação junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), bem como as emendas para construção de Unidade Básica de Saúde (UBS) e aquisição de equipamentos, no total de R$1 milhão. Os senadores se comprometeram a alocar recurso para a construção do trapichão solicitado pelo prefeito do município Dielson Souza.

Os senadores trataram sobre alguns dos entraves que se arrastam há anos, como a finalização da obra na BR-156 que dá acesso a Laranjal do Jari. A rodovia encontra-se em situação degradantes. “Nós já levamos a questão ao Exército Brasileiro que demonstrou interesse em finalizar a obra, bem como já reunimos com o DNIT e levamos a questão ao Governo do Amapá. Agora temos que exigir que o Governo faça a sua parte, o recurso para a construção de mais um trecho já foi liberado”, disse o senador Randolfe.

Os parlamentares também falaram sobre a situação da obra da ponte que liga Amapá e Pará, sobre o Rio Jari. “São mais de 12 anos de espera. Não é admissível!”, reclamou Davi. “Juntos trabalhamos e garantimos a liberação do recurso do BNDES para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), precisamos ficar vigilantes para o Governo do Amapá faça a parte dele”, completou Randolfe.


Deixe seu comentário


Publicidade