Geral

Tecnologia fomenta parceria entre o Prodap e órgãos externos

TECNOLOGIA


Instituições públicas do Estado conheceram o Plano Estratégico da Tecnologia da Informação (Peti) desenvolvido pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap). Produtividade, parceria e novos sistemas foram alguns dos temas tratados com representantes dos setores de tecnologia do Tribunal de Justiça do Estado (Tjap), Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

Ainda inserido dentro da metodologia de trabalho ‘Gente, Gestão e Governo’, a reunião levantou temas significativos para a parceria entre o Prodap e os órgãos participantes, mesmo com a independência tecnológica que todos possuem.

Para o diretor presidente do Prodap, José Lutiano, que está presidindo as apresentações, um ponto a ser salientado é a colaboração, por isso o debate em torno do Peti com as instituições convidadas: “Estamos nos reunindo periodicamente, pois sabemos que a questão tecnológica ainda caminha com certa dificuldade no Estado. Assim como governo, mostramos nossas ideias e pontuamos de que forma podemos colaborar com esses órgãos”.

Outros temas debatidos com os chefes de informática foram os controles de acessos de sites, aperfeiçoamento dos servidores, ferramentas para motivar a produtividade, sistemas avançados para recursos humanos e setor financeiro, reformulação dos parques tecnológicos, conectividade com os municípios, além de projetos que envolvam a tecnologia da informação.

O diretor de informática e telecomunicações do Prodap, Gener Moreira, enfoca que o Peti além de inovador é estratégico e pode otimizar custos que vai beneficiar tanto os órgãos quanto a sociedade, com melhor prestação de serviços: “Nesse ano estamos atualizando nosso planejamento estratégico de TI (tecnologia da informação) e isso casa com essa iniciativa do Prodap, tanto que temos vários projetos em comum”.

Um desses projetos chama-se Metroap, ainda em fase de formulação, que consiste em construir uma região metropolitana de fibra ótica. Dentro do projeto destaca-se o anel Macapá – Santana com uma rota que perpassará nesses principais órgãos, interligando-os.


Deixe seu comentário


Publicidade