Geral

Tribunal do Júri na Comarca de Serra do Navio é transmitida em

No Plenário aparelho de TV informava em que fase o júri se encontrava



 

A Justiça do Amapá sai mais uma vez na frente com uma inovação tecnológica a serviço do cidadão. A Comarca de Serra do Navio é pioneira na projeção das audiências em circuito interno de TV. Durante Sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Serra do Navio/AP, um momento de exercício da democracia participativa. A população se fez presente, acompanhando com respeito todo o trâmite processual.

No Plenário, uma televisão informava aos presentes em que fase o Júri se encontrava. Também era projetado o tempo de duração das argumentações de acusação e defesa. Uma forma de dar mais clareza e transparência na tramitação do processo judicial.

“A utilização de mecanismos audiovisuais no Fórum da Comarca de Serra do Navio objetiva dar maior transparência aos feitos judiciais e possibilita economia na impressão de papel”, destacou o Juiz Esclepíades de Oliveira Neto, titular da Comarca.

Com essa nova ferramenta de comunicação, os advogados e as partes envolvidos no processo acompanham em tempo real tudo que está sendo registrado no que diz respeito à colheita de depoimentos e interrogatórios.

“Os advogados acompanham na íntegra. Isso diminui consideravelmente o tempo da audiência, dando celeridade ao feito, além de dar mais credibilidade e transparência na atermação”, explicou o juiz.

Outro ponto importante é que todas as audiências, mesmo as gravadas em áudios, também são objeto de acompanhamento pelos advogados e pelas partes.

Para a Presidente do Tribunal de Justiça (Tjap), desembargadora Sueli Pini, essa inovação faz parte das boas práticas da Justiça de 1º Grau: “A criatividade dos magistrados do Amapá e a experimentação responsável de novas práticas, é que fazem a diferença nessa busca pela eficiência da prestação jurisdicional”.


Deixe seu comentário


Publicidade