Geral

Waldez apresenta boas práticas de gestão em fórum do TRE

Governador destacou entrega da senha do sistema da administração aos órgãos de controle


Waldez aproveitou para apresentar exemplos de boas práticas que estão sendo adotadas nesta nova administração. A entrega da senha do Sistema de Planejamento, Orçamento e Gestão (Siplag) a todos os poderes, possibilitando o acesso às informações da gestão orçamentária e financeira do Amapá em tempo real, garantindo transparência, foi uma das ações citadas.

“A reunião de gestores, que ocorre periodicamente, também é um exemplo de boa prática, porque entendo que reunir os poderes nos dá condições de discutir a gestão fiscal do Estado”, garantiu Waldez.

O controlador geral do Estado, Otnir Miranda, foi um dos debatedores do segundo painel da noite, que tratou sobre o Controle Interno na Gestão Pública. Segundo o controlador, o órgão, que foi criado em 2013, é considerado novo e está se aprimorando no controle interno. Para isso, a Controladoria Geral do Estado (CGE), está acompanhando mais de perto a execução financeira das secretarias. “Estamos realizando a primeira auditoria preventiva dessa gestão”, informou, completando: “Queremos verificar eventuais erros ou problemas nessa execução financeira e orientar para as melhores práticas, evitando, entre outras coisas, o desperdício de recursos públicos”.

Acompanhando o controlador, estavam à mesa os secretários de controle interno do Tribunal Superior Eleitoral, Adaíres Lima, e do Conselho Nacional de Justiça, Salatiel Santos, a auditora chefe da Universidade Federal do Amapá, Eliana Paixão, e, presidindo a mesa, o juiz de direito do Tribunal de Justiça do Amapá, João Matos.

A plateia era formada por gestores e administradores de órgãos públicos, gerentes e fiscais de contrato, procuradores e assessores jurídicos das esferas federal, estadual e municipal, além de universitários.

O evento é realizado pelo TRE com o objetivo de trocar experiências para a evolução na administração e melhoria na gestão nos órgãos públicos do Amapá.


Deixe seu comentário


Publicidade