Geral

Waldez Góes recebe a primeira fase da Base Cartográfica do Amapá

Foi feito pelo Exército Brasileiro, através de convênio com o GEA.


O governador Waldez Góes (PDT) recebeu do Exército Brasileiro a primeira fase do projeto Base Cartográfica Digital Contínua do Estado do Amapá. O material, que hoje é o mais preciso e atualizado do Brasil, está sendo executado através de um convênio entre o Governo do Estado do Amapá (GEA) e o Exército Brasileiro, com apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O engenheiro cartográfico da Seção de Planejamento, Integração e Controle do Exército e coordenador geral do projeto de mapeamento no Amapá, Douglas Corbari Corrêa, entregou ao chefe do Executivo estadual a mídia digital dessa primeira etapa que consiste em ortoimagens de radar, de alta resolução, de praticamente todo o Estado amapaense. Apenas as imagens das sedes municipais de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, ainda serão entregues no prazo de 30 dias.

O material estará disponível a população até setembro, pela internet, através de um link do Exército, que será disponibilizado dentro do Portal do Governo. Os demais produtos previstos no projeto Base Cartográfica do Amapá deverão ser finalizados no período de um ano e consistem em cartas topográficas nas escalas, modelo de altura de vegetação, modelo digital de superfície, modelo digital de terreno.

O objetivo é que, com a entrega total do material, o Amapá deixe de ser considerado um ‘vazio cartográfico’, gerando informações que sirvam à gestão do território, provendo suporte ao monitoramento e planejamento das atividades existentes e investimentos futuros.

O governador Waldez Góes acredita que o mapeamento está entre os projetos mais importantes do Governo do Amapá. Ele afirma que o Estado deve sentir-se orgulhoso e seguro, sobretudo, em relação a confiabilidade das informações levantadas. “O mapeamento está sendo realizado pelas instituições de maior credibilidade e seriedade do Brasil. O objetivo agora é sabermos utilizar esse produto para que possa render em planejamento e benefícios para a população”, destaca.

Segundo Góes, os produtos já entregues deverão ser apresentados no início de setembro em novo encontro que ocorrerá com os prefeitos do Estado em Mazagão: “As informações já poderão começar a ser utilizadas pelos municípios, para ajudar inclusive, na questão das regularizações fundiárias”.

A base cartográfica incluirá dados precisos sobre terreno e cobertura vegetal, possibilitando informações como áreas de desmatamento, áreas de risco de inundações, previsão de enchentes, construção de estradas, pontes e outras grandes obras de infraestrutura.

O projeto também auxiliará o Estado no controle e fiscalização de parques, reservas, recursos naturais e áreas degradadas ao longo dos rios (APP), nos Planos de Gestão Ambiental, no acompanhamento de desmatamentos e queimadas, na definição da potencialidade de uso do solo para a produção agrícola e pecuária, no Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), e no Zoneamento Rural e Florestal.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, as imagens entregues esta semana servirão como um início de planejamento do material que será entregue posteriormente. “A primeira fase dessas imagens de radar e satélite ficarão disponíveis para qualquer pessoa verificar sua propriedade, um rio, igarapé, estabelecimentos comerciais e industriais.

A Base Cartográfica é financiada pelo Governo do Amapá e executada pelo Exército Brasileiro, que trabalha com tecnologia de alta precisão para mapeamento das áreas urbanas e florestais, através de sobrevoos e incursões terrestres nos territórios dos 16 municípios do Estado. O custo total para implementação do projeto é de R$ 30 milhões, já incluindo novo convênio com o Exército para mapeamento detalhado de todas as sedes municipais, e convênio com o IBGE para adensamento e revitalização das Redes Geodésicas do Estado.


Deixe seu comentário


Publicidade