Nota 10

10ª edição do Amapá Jazz Festival começa na sexta (19)

O evento será realizado nos dias 19 e 20/10 no Norte das Águas, no Complexo da Orla do Araxá e terá  várias atrações locais, regionais, nacionais e internacionais.


Célio Alício
Da Redação

Em entrevista exclusiva ao programa CafécomNotícia da Rádio Diário FM 90.9 na quarta (17) o Maestro Finéias Nelluty divulgou a programação do Amapá Jazz Festival que em 2018 chega à 10ª edição sob sua coordenação e com apoio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) através da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) e da Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (AMCAP). O evento será realizado nos dias 19 e 20/10 no Norte das Águas, no Complexo da Orla do Araxá e terá  várias atrações locais, regionais, nacionais e internacionais.

Na primeira noite passarão pelo palco do Norte das Águas o grupo Carvô Jazz, Elias Coutinho acompanhado pela banda Amazon Music e Ricardo Pereira; no sábado se apresentam o legendário Mestre Solano que um dos ícones da “guitarrada” da Amazônia, Ariel Moura e Ney Conceição e Big Band. A direção geral é do festival é assinada pelo próprio Finéias Nelluty e grandes instrumentistas da cena musical local estarão no palco participando do evento e demonstrando todo o talento e virtuosismo dos músicos do Amapá.

O grande homenageado desta edição é o músico Mestre Spíndola, um dos mais renomados e respeitados instrumentistas do estado e que é membro da formação original do grupo Os Cometas que nas décadas de 1960 e 1970 foi o principal conjunto musical dos tempos do antigo Território Federal do Amapá (TFA) onde formava a dupla de metais tocando Saxofone ao lado do trompetista José Assunção Marinho Santos, falecido em 2006.

Nodia 19 às 15h00 será realizado um workshop de Improvisação-Free ministrada pelo músico e professor Elias Coutinho no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima além de uma exposição de arte na Galeria Samaúma. O evento é resultado da inspiração e do trabalho do multi-instrumentista Finéias Nelluty que trava uma incansável batalha pela valorização da música instrumental amapaense.

“A cultura precisa de um olhar mais cuidadoso por parte do poder público e da sociedade como um todo, especialmente o setor empresarial. É lamentável que a secretaria estadual de cultura nesses últimos quatro anos  não tenha dispensado nenhum tipo de apoio a esse empreendimento que valoriza a produção musical amapaense e seus artistas através do intercâmbio com músicos fantástico e que nesses últimos dez anos ininterruptamente tem trazido ao público do nosso estado o melhor da música instrumental”, concluiu Finéias.


Deixe seu comentário


Publicidade