Nota 10

8ª edição do Modamazon promete desfile inclusivo

Drico Peixoto, idealizador e estilista do projeto, afirma que é impossível mostrar a Amazônia sem mostrar diversidade


 

Douglas Lima
Editor

 

Existindo desde 2018, o Modamazon, projeto do Sebrae, reúne trabalhos autorais de estilistas da região amazônica, focando na categoria prêt-à-porter (pronto a vestir, em francês). O evento, que teve início na última quinta-feira, 13, com um showroom, segue neste sábado e também domingo no hall de entrada do Sebrae e Salão de Eventos Macapá, das 19h às 22h.

 

O evento reúne criadores de moda autoral para divulgar e fortalecer a criação de produtos de vestuários e acessórios com foco na regionalidade e matéria prima do estado do Amapá. Sobre a oitava edição do evento, o estilista, coordenador e idealizador do projeto, Drico Peixoto, falou sobre a programação no programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) no fim da tarde desta sexta-feira, 14.

“É um desfile comercial, as peças realmente vão sair dali direto para as lojas e vitrines dos estilistas. No showroom nós fazemos peças mais conceituais, geralmente para as aberturas de cada desfile, que é para impactar. A peça conceito carrega informações da coleção”, declarou o estilista.

 

Drico também falou sobre a abertura do evento, que a cada edição recebe uma programação diferente, e que para 2024, por conta do tema ‘Rio Amazonas, que nos banha e inspira’, foi feita uma parceria com o laboratório de pesquisas aquáticas do Iepa. “Coincidiu que nessa semana está sendo a Semana da Década do Oceano, então resolvemos juntar os dois”, disse o estilista.

 

Concluindo, o coordenador do projeto falou de uma pauta relevante, a inclusão no mundo da moda: “Nós capacitamos todos os nossos modelos, e eles são todos modelos inclusivos. Nossa passarela é extremamente democrática, temos modelos dos 16 até aos 72 anos; temos modelos PCDs, com nanismo, plus-size, mid-size, indígenas, negros e brancos. Não temos como falar de Amazônia e biodiversidade sem falar da diversidade de corpos”, finalizou Drico.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade