A Banda: 55 anos de tradição no carnaval amapaense
No próximo ano a temática será “55 ANOS DE BANDA E FOLIA NO CARNAVAL 2020”

A cada ano inovações são inseridas no projeto e apresentadas ao público durante o cortejo carnavalesco. Em 2020 as surpresas serão muitas e já podemos antecipar que três novos integrantes serão inseridos aos famosos “bonecos da BANDA”. O fundador do bloco nos idos de 1965, o empresário Amujassi Borges de Alencar que capitaneou juntamente com outros quatorze intrépidos jovens a criação do bloco através de um protesto contra o sistema politico da época. Outro ícone a ser homenageado será o engenheiro Léo Platon que desenvolveu inúmeros projetos em todos os recantos de nosso estado, e foi partícipe juntamente com o engenheiro Héldio Carneiro de Souza no acompanhamento e fiscalização da obra do atual prédio do Centro Sócio Cultural A BANDA. Uma figura emblemática e extremamente conhecida e reconhecida por seu legado cultural, será o professor Antônio Munhoz Lopes que em muito contribuiu para a educação e cultura de nosso Amapá.
No próximo ano a temática será “55 ANOS DE BANDA E FOLIA NO CARNAVAL 2020”, e muitos feitos e projetos foram desenvolvidos ao longo destes anos, e em especial nos últimos dois onde uma parceria firmada entre a Associação A BANDA e o Sistema S, das instituições SESI e SENAI promoveram cursos técnicos profissionalizantes como introdução a informática, modelagem e costura industrial, além da educação continuada atendendo a população menos favorecida. E no dia 25 de fevereiro teremos também a 3ª Edição de Saúde e Cultura que ocorrerá em frente ao prédio da BANDA e disponibilizarão atendimentos médicos, massagens, ergonomia, testes rápidos entre outros serviços e várias atrações artísticas. A ação funcionará das 8 as 12h30 e será totalmente gratuito.
A tradição que sempre foi uma das marcas do desfile da BANDA estabelece que a população jamais deva ficar de fora das conquistas e feitos alcançados por aqueles que administram o maior Bloco de Sujos do Norte do Brasil, e que sempre priorizaram a transparência no uso da verba pública. Para tanto tem buscado a pratica da sustentabilidade desde sua gestão administrativa, onde atualmente disponibiliza um escritório exclusivo para atender seus conselheiros e toda sociedade, recepcionando, elaborando e executando diversos projetos que tenham cunho social com ênfase na cultura e na inclusão de crianças, jovens e adultos.
Uma das conquistas mais significativas foi a construção da sede da BANDA e que hoje além de receber a estrutura da Unidade Integrada de Saúde do SESI/SENAI também acomoda nossa estrutura administrativa onde um suntuoso auditório para 200 pessoas tem atendido dezenas de eventos e proporcionado um excelente ambiente para propagação, divulgação e apresentação de inúmeros eventos organizados por instituições públicas e privadas, e podendo ser acessada por qualquer cidadão através de marcação e agendamento para locação.
É sempre válida a justa e inquestionável condição que A BANDA recebeu das autoridades e chancelada pela comunidade como o reconhecimento obtido conforme a lei n°1725/2012 – GEA onde diz: Fica considerado patrimônio histórico e Cultural para fins de Tombamento de natureza Imaterial e, como também de acordo com a Lei nº 0966/2006 – GEA foi considerada de Utilidade Pública do Estado do AMAPÁ.

É uma entidade de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de acordo com a Lei: nº 960/98 – PMM é considerada Patrimônio Cultural do município de Macapá e, como também conforme Lei nº 1471/2006- PMM foi declarada uma instituição de utilidade pública. Dessa forma a Associação dos Brincantes e Simpatizantes do Bloco de sujos “A BANDA” possui respaldo legal e autonomia para ampliar a sua atuação, considerando que tem por finalidade e objetivo “Congregar os sócios e simpatizantes em torno de movimentos sociais e culturais do carnaval amapaense, segundo estabelece o Art. 2º do seu Estatuto Social”.
É justo o reconhecimento e apoio da imprensa que faz o evento ganhar sua notoriedade além das fronteiras de nosso estado, e despertar também a importância junto às autoridades. Nestes anos a BANDA protagonizou vários episódios que ficaram registrados pelas câmeras de televisão, flashes das máquinas e as pontas afiadas das canetas das redações. E como forma de reverenciar a todos os profissionais destacamos nosso conselheiro e jornalista Luiz Melo que através de suas empresas de comunicação nunca mediram esforços em divulgar e propagar todas as ações e conquistas de nossa instituição e por isso nosso agradecimento em seu nome e de todos os profissionais da imprensa que ajudam e prestigiam a maior expressão popular de nosso estado.
Deixe seu comentário
Publicidade

