Nota 10

A Banda arrastou mais de 160 mil foliões para as ruas de Macap

Demonstração de força



 

No ano em que comemora 50 anos de criação, o maior bloco de sujos do Amapá e um dos maiores do Brasil, A Banda arrastou mais de 160 mil foliões para as ruas de Macapá nessa terça-feira, 17, de acordo com a Polícia Militar. A saída foi da Praça Veiga Cabral às 14h. A exemplo do que aconteceu em 2014, neste ano a Avenida FAB não fez parte do percurso, por causa da localização de hospitais na via. O bloco seguiu pela Rua Cândido Mendes, Avenida Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado, Avenida Ernestino Borges, com chegada à Rua São José, na praça Barão do Rio Branco.

Durante a passagem d’A Banda, os brincantes puderam conferir os tradicionais bonecos “Chicona”, “Iracema”, “Anhanguera”, “Ari” e “Cutião” que são símbolos do bloco de sujos. Nesta edição, a confecção de cada boneco custou cerca de R$ 7 mil.

Marcada pela alegria, criatividade e irreverência dos foliões, A Banda é uma festa democrática, segundo um dos fundadores e Presidente da agremiação, José Figueiredo Souza, o Savino: “Participam desde pessoas mais ricas até as mais pobres. A população em geral sempre espera por esse dia de alegria na época do carnaval”.

Neste ano, o bloco recebeu um repasse estadual de R$ 150 mil. De acordo com Savino, a partir de 2016, a organização quer levar o evento para outras épocas do ano. A proposta é concluir a sede social, que está sendo construída no Bairro Laguinho, onde funcionará um auditório para eventos e espaços para aulas de informática para crianças da rede pública de ensino e aulas de capacitação profissional para jovens.


Deixe seu comentário


Publicidade