Nota 10

‘Agora, meu lugar preferido é o laboratório de ciências’, diz aluna da Escola Antônio João

Maria Eduarda Magave, do 9° ano do ensino fundamental é apaixonada por ciências e ficou fascinada ao ver o novo local totalmente equipado


 

Com o intuito de criar uma nova metodologia de ensino, o Governo do Amapá entregou para a equipe que compõe a Escola Estadual Antônio João, localizada em Macapá, seis novos laboratórios de aprendizagem totalmente equipados, climatizados e pintados de forma lúdica e interativa. Para a estudante do 9° ano, Maria Eduarda Magave, de 14 anos, seu lugar preferido passou a ser o laboratório de Ciências.

 

“Fiquei feliz quando vi nossa escola reformada, estou me sentindo mais acolhida e empolgada para estudar. Gosto muito de ciências e agora temos novas ferramentas como, manequins, livros e suporte pra fazer experimentos. Com certeza, meu lugar preferido é o laboratório”, declarou a adolescente.

 

Os novos ambientes serão usados para ensinar estratégias pedagógicas utilizadas no processo ensino-aprendizagem tendo como base a neurociência, o que permite que os alunos adotem novos comportamentos, tenham acesso a um modelo criativo, e desenvolvam papel de protagonistas.

 

O professor de biologia e ciências, José Ailton Batista, explicou que dentro da sua disciplina a experimentação é essencial, pois facilita o aprendizado, principalmente no que se refere à memorização.

 

 

“Temos um laboratório todo montado, com material que pode ser usado para experimentos práticos, em atividades que executamos no dia a dia. Esses novos métodos estimulam o interesse dos alunos pelo aprendizado e contribui significativamente para o crescimento da educação no estado”, destacou o professor.

 

O laboratório de Artes deixou a aluna do 6° ano, Dienyfer Darc, de 13 anos, encantada. A jovem pretende se formar em artes visuais e pontua que ter um local para praticar suas habilidades é fundamental.

 

 

“Fiquei muito feliz quando vi a sala toda pintada e com muito material para utilizar nas aulas. A escola está mudando cada vez mais, agora temos paredes novas e pintadas com grafismo, murais e o melhor de tudo para mim, é a climatização, pois antes sofríamos muito com o calor”, relatou a adolescente.

 

O aluno do 6° ano, Sebastião Pereira, de 12 anos, ama todas as matérias de exatas e  ficou animado ao ver todos os equipamentos do laboratório de Matemática.

 

 

“Muito legal saber que agora não vamos utilizar só livros, mas também jogos e outras ferramentas que vão deixar as aulas mais atrativas” , afirmou o adolescente.

 

O Projeto Laboratórios de Aprendizagens tem como finalidade o desenvolvimento de espaços de estudo com dinâmica e recursos específicos para cada Componente Curricular. Compõe ambientes de ensino aprendizagem, que vão além das salas de aulas tradicionais, ultrapassando o tradicionalismo teórico, pautando a observação e a experimentação, entrelaçando prática e teoria, facilitando assim, a construção do conhecimento em um processo que passa a ter mais embasamento e mais significância para quem estuda.

 

A nova metodologia de trabalho é destinada a alunos do fundamental II, (6° e 9° ano) e propõe uma interação na busca do interesse dos estudantes em permanecer na escola. O Governo do Estado do Amapá acredita numa educação que dialoga, inclui e promove o protagonismo estudantil como caminho para uma nova forma de aprendizagem, mais significativa para os docentes e alunos.

 

Investimentos

A revitalização da escola Estadual Antônio João recebeu investimentos do Governo do Amapá de mais de R$ 1 milhão. Entre os equipamentos reformados, estão a quadra poliesportiva, salas de aula, refeitório, cozinha, biblioteca e auditório.

 

 

A entrega da instituição, que atende mais de 500 alunos e 120 profissionais, aconteceu na última quarta-feira, 22. Com mais esta unidade de ensino, já são oito escolas inauguradas em menos de um ano e cinco meses de gestão.

 


Deixe seu comentário


Publicidade