Nota 10

Ainda sob efeito de Todo Música

Do figurino ao cenário, do repertório ao documentário, uma mistura de bom gosto e delicadeza, bem ao estilo Enrico de ser. Assim aconteceu a primeira live-show-doc do Amapá, um banho de elegância pra aquecer o coração e encher os olhos de ternura, em tempos de medo e tristezas, principalmente para quem tem seu canto aqui […]


Do figurino ao cenário, do repertório ao documentário, uma mistura de bom gosto e delicadeza, bem ao estilo Enrico de ser. Assim aconteceu a primeira live-show-doc do Amapá, um banho de elegância pra aquecer o coração e encher os olhos de ternura, em tempos de medo e tristezas, principalmente para quem tem seu canto aqui no meio do mundo.

Chegar no formato show virtual com documentário é uma ousadia que acaba por inovar as produções artísticas. O disco é fruto da inquietação e criatividade que paira sobre o projeto Todo Música, que por sua vez, vem dos sonhos e talento deste artista chamado Enrico Di Miceli, arquiteto de obras físicas e melódicas, que sabe construir na medida certa um prédio, tanto quanto uma composição, e de sua companheira e produtora Clícia Vieira Di Miceli, que cuidou com delicadeza e pulso firme de todo o processo, do início dos sonhos, aos palcos.

Para se chegar à esta produção do documentário, (não vou chamar de mini, pela grandiosidade e importância), é necessário falar sobre o processo de construção do Todo Música, que nasceu, como a maioria das artes do casal Di Miceli, na fonte de inspiração e memória chamado Bebedouro do Jardim da Flor, um simpático e receptivo quintal, que foi o útero de Todo Música. Gerado no Bebedouro, sim, mas concebido com a parceria de músicos de outros cantos do Brasil, ganhando assim tempero plural, e que tornou Todo Música uma colcha de retalhos sonoros, uma misturada gostosa de ouvir e dançar.

Essa euforia criativa toda, os bastidores das gravações e shows, a audição, a caminho da Guiana, as viagens para lançamentos, teriam continuidade com um 2020 de repercussão e ápice, coroando assim esta obra. O isolamento, que nos tornou refém de recursos tecnológicos e nos distanciou fisicamente de todos, cortou esse barato, mas a incrível capacidade de adaptação humana despertou a ideia do documentário, imortalizando nesta produção audiovisual os bastidores de Todo Música, com depoimentos de parceiros, imagens dos bastidores, e relatos de Enrico sobre seu processo de criação.

O documentário a apresentado durante a live, nos levou para dentro do disco, nos fez participar desde o início de sua concepção, conhecer cada parceiro, seus sentimentos e razões, uma viagem em todos os caminhos percorridos, uma lindeza de produto, celebrando Todo Música e todos que dele participaram, sonharam e realizaram. Toda essa gente talentosa, Enrico, compositores, músicos, cinegrafistas, produtores, criadores, editores, merecem nossos aplausos, por nos deixar entrar neste mundo, nos revelar o “por trás das cortinas”, e saber que este disco não é só um conjunto de músicas, tem sentimentos, tensão, responsabilidade, seriedade, profissionalismo, paixão e amizades, e mereceu os comentários carinhosos e de reconhecimento nos canais de Enrico Di Miceli.

Como assessora de comunicação do projeto Todo Música, também sonho junto, mas assisti a live e documentário com olhos de quem pouco sabia, e como é de praxe, escrevo e divulgo com paixão o que me encanta. Poderia dizer que foi perfeito, mas sempre que penso assim, lembro da exigente produtora executiva e parceira Clícia, para quem a perfeição é algo sempre a ser atingido. Sempre podemos fazer mais e melhor. Mas neste momento, me delicio com este produto final, que alongou meu final de semana até agora, porque ainda estou embriagada de Todo Música.

 

Mariléia Maciel


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