Nota 10

Aluno da rede estadual é aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da Ueap

Danilo Corrêa, de 17 anos, passou no certame mais concorrido do Amapá, com mais de 3 mil inscritos


 

O primeiro lugar no processo seletivo para o curso de Direito na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), o mais concorrido da instituição, pertence a um aluno da rede pública de ensino. Danilo Corrêa, de 17 anos, estuda na Escola Estadual Nancy Nina da Costa, e recebeu a melhor colocação entre os mais de 3 mil inscritos no certame. Agora, o jovem e toda a comunidade escolar comemoram a vitória, resultado de muito estudo e dedicação.

 

“Tomei um susto com o resultado. Eu não esperava que fosse ficar em primeiro, com o tamanho da concorrência. Fico feliz, sabendo que todo o meu esforço valeu a pena. Não é fácil estudar todo dia, toda semana, sem perder a motivação, então esse resultado é muito gratificante”, comemora Danilo.

 

A mãe de Danilo, Emanuela da Silva, é professora de educação física na Escola Estadual Mário Andreazza, e insistiu que o filho estudasse em uma escola pública por acreditar na qualidade de ensino.

 

 

“Meu lema é ‘não é a escola que faz o aluno, é o aluno que faz a escola’. Eu incentivei ele a ir para a escola pública por acreditar no ensino. Por ser funcionária pública da educação, eu falei ‘meu filho, acredita’. A gente acreditou e deu certo”, relata a mãe, emocionada.

 

Além do incentivo da mãe, Danilo conta que uma de suas principais inspirações foram os profissionais da Escola Nancy, em especial o professor de história Ivan Campos, que lhe incentivou a escolher o curso de direito e o ensinou a acreditar no próprio potencial.

 

“O professor Ivan conseguiu passar em medicina, então ele era uma inspiração muito grande. Eu nunca quis cursos muito disputados, mas o professor sempre falava que eu tinha potencial, então acabei aceitando e tentando.”, explica o aluno.

 

Por enquanto, Danilo aguarda o resultado de outros processos seletivos em que se candidatou para decidir qual curso irá frequentar. Ainda assim, o estudante conta que deve todas essas possibilidades à qualidade do ensino público.

 

Para incentivar outros estudantes a perseguirem seus sonhos, Danilo enfatiza a importância de ter foco nos próprios objetivos. “O aluno precisa saber como ele funciona, e com qual método de estudos ele aprende. A coisa mais importante é lembrar do motivo pelo qual você está estudando, e assim não desistir”, finaliza.

 

O processo seletivo usou a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação. Danilo conta que se dedicou em tempo integral para o exame, e por isso decidiu ter as aulas do 3° ano do ensino médio no período da noite.

 

O curso de Direito na Ueap, foi o mais disputado de todo o Estado, superando o número de inscritos em Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Foram cerca de 60 candidatos para cada vaga, nesta que é a primeira vez em que a instituição de ensino superior oferta a formação.

 

O governador do Amapá, Clécio Luís, fez questão de parabenizar o aluno pela conquista. “É muito bom ver esse resultado. Uma universidade pública que está se firmando e estamos apoiando cada vez mais a Ueap. Apostamos muito na educação e quando vemos a família amapaense apostando também ficamos mais orgulhosos. Danilo, o teu exemplo vai inspirar outros jovens. Acredito realmente que o único instrumento para construir o futuro é a educação”, enfatizou.

 

Ueap 2024

Ao todo, o processo seletivo da Ueap ofertou 700 vagas distribuídas entre 18 cursos de graduação. Foram contabilizadas 7,3 mil inscrições, maior número dos últimos cinco anos.

 

O processo seletivo 2024 aceitou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das provas de 2022 e 2023. O candidato também teve a opção de escolher entre os cursos do campus I, em Macapá, e do campus Território dos Lagos, localizado no município de Amapá. O início das aulas está previsto para o dia 15 de abril.

 


Deixe seu comentário


Publicidade