Nota 10

Amapá cresceu exponencialmente e chegou aos 85,9% de usuários de internet fibra óptica

Aumento inesperado tem correlação com a pandemia e o isolamento social


Houveram grandes mudanças que ocorreram no ano passado e infelizmente ainda vão continuar nos afetando em 2021. O surgimento de um vírus mudou toda dinâmica social e econômica dos países pelo mundo,  não sendo diferente no Brasil e consequentemente no estado do Amapá.

O trabalho que podia ser feito remotamente, foi feito desde casa no período mais crítico da pandemia e vai voltar a esse sistema, por conta da alta crescente no número de casos e a consequente falta de leitos no país. Tendo isso em vista, a qualidade da internet dentro da casa dos trabalhadores se tornou algo totalmente necessário e prioritário, pois o trabalho passava pelo fato de ter uma velocidade de internet no mínimo razoável.

Um estudo feito pela Selectra, verifica como as modalidades de internet foram impactadas pelo vírus da covid-19. O dado que mais chama a atenção é o crescimento gigantesco do uso de fibra óptica. Em 2019, o estado somente possuía 34,9% de usuários do serviço, chegando aos 51,4% em 2020 e ao número expressivo de 85,9% em 2021. O aumento sustenta a tese de que as pessoas necessitam de uma internet mais qualificada.

A modalidade que mais perdeu força na cidade foi a  de cabos metálicos. A forma de uso possui meramente 5,1% do mercado no estado, constatando o fato de que muitas das vezes o serviço fornecido por ela não era o ideal. A velocidade de internet contratada pelo cidadão não era a que chegava em casa, diminuindo cada vez mais o número de clientes.

É observável que a internet via rádio também apresenta uma certa decadência desde 2019. Isso acontece pelo fato de ser um serviço que demanda muito investimento por parte dos donos e muitas vezes essas empresas preferem investir em uma modalidade de serviço mais segura (fibra óptica e cabos metálicos). Observe abaixo os dados da pesquisa.

Em relação ao market share dentro do estado, a operadora Você telecomunicações lidera com 66,1%, dados de fevereiro de 2021. Em seguida, a Oi Internet, com 25,9%. Sky e Hughes completam o ranking com 4,6% e 1,0%, respectivamente.

Pesquisa disponível em https://selectra.net.br/.


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