Nota 10

Amapá é selecionado em edital que implementa práticas inovadoras na educação

Apenas cinco estados do país foram aprovados no certame. O projeto será executado em 2026


 

A rede estadual de ensino do Amapá participou do Encontro Nacional de Educação STEAM 2025, que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP). A partir do encontro, o Estado foi selecionado para receber financiamento de um projeto que implemente práticas inovadoras da educação, com patrocínio da Embaixada dos EUA no Brasil.

 

Apenas cinco estados do país foram selecionados no edital, que vai investir cerca de R$ 16 mil na realização de um projeto. A vitória do Amapá aconteceu a partir de uma apresentação realizada pelos professores Glauber Ribeiro, Marilete Lima, Rosangela de Souza e Suênia Ribeiro, durante o encontro.

 

 

“O plano de ação selecionado para receber auxílio do Programa Semente é para a realização do 1º Encontro Estadual de Educação STEAM do Amapá, uma formação para cerca de 150 professores. Com esse reconhecimento, o Amapá reafirma seu papel como referência em práticas pedagógicas inovadoras, capazes de inspirar mudanças significativas na educação pública brasileira”, ressalta o professor Glauber Ribeiro.

 

Com a aprovação no edital, a Secretaria de Estado da Educação avança nas etapas para a efetivação do plano de ação, que deve ser realizado já em 2026. Além do Amapá, foram selecionados no certame os Estados do Amazonas, Tocantins, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

 

 

Encontro Nacional de Educação STEAM

O encontro que garantiu a aprovação do Estado no edital aconteceu em setembro de 2025, em São Paulo (SP), com o anúncio dos selecionados sendo divulgado em dezembro. O evento reuniu cerca de 200 educadores de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas inovadoras integradas às áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

 

O evento é organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Além do patrocínio da Embaixada dos Estados Unidos, ele também recebe do Instituto 3M, com apoio do Consed, Conif e da Escola Politécnica da USP.

 


Deixe seu comentário


Publicidade