Amapá recebe pela segunda vez o Festival Nossa Amazônia
As apresentações culturais acontecem no dia 17 de setembro

Para comemorar o Mês da Amazônia, o estado do Amapá irá receber pela segunda vez o Festival Nossa Amazônia, com uma programação especial para mostrar a diversidade cultural da região, com apresentações que irão acontecer no próximo dia 17 de setembro.
A programação deste ano é organizada pela Associação Gira Mundo e Instituto Mapinguari, e vai além de apresentações culturais. Como parte dessa vasta programação, serão realizadas ações formativas em parceria com Coletivo Utopia Negra Amapaense.
O circuito Conexão Climática está ocorrendo no período de 5 a 15 de setembro em bairros da periferia da cidade e tem o objetivo de levar a discussão sobre as adaptações climáticas territoriais para a população dessas comunidades.
Essa etapa do projeto é desenvolvida em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Territorial Sustentável (Nutes) da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) e a Coordenação do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
Confira a programação das atividades:
Título da mesa: “TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA UM FUTURO URBANO E INTERURBANO SUSTENTÁVEL”
Data: 05/09/2023
Horário: 18h às 20h
Local: Amazoncowcoworking – R. Odilardo Silva, 1039 – Laguinho
Objetivo: Discutir e fortalecer a juventude no debate sobre transição junto a organizações da sociedade civil sobre o tema que vem se expandindo. Além disso, ampliar soluções que as próprias comunidades já vêm propondo em seus territórios.
Título da mesa: “A PERCEPÇÃO DA JUVENTUDE SOBRE OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”
Data: 08/09/2023
Horário: 16h às 19h
Local: Céu das Artes Zona Norte – Infraero 2
Objetivo: É uma atividade realizada pelo Instituto Mapinguari e terá abertura sobre o marco temporal e as ameaças ao clima e às juventudes indígenas.
Título da mesa: “CONEXÕES URBANAS PARA A TRANSFORMAÇÃO NA QUEBRADA: JUVENTUDE NO ENFRENTAMENTO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS”
Data: 12/09/2023
Horário: 14h às 18h
Local: E. E. Deusolina Farias Salles – Pacoval
Objetivo: Discutir e aproximar os jovens nos debates sobre mudanças climáticas e como agentes de mudanças nos seus bairros, essa atividade será exclusiva para os alunos da escola. A atividade contará com participações de artistas com apresentação de curtas sobre o tema e também brincadeiras para se tornar um ambiente dinâmico e seguro.
Título da mesa: “PARTICIPAÇÃO POPULAR: MULHERES NO DEBATE POR ADAPTAÇÕES CLIMÁTICAS TERRITORIAIS”
Data: 13/09/2023
Local: CASP- Centro de Atividades Sociais da Periferia – Congós
Horário: 14h às 17h
Objetivo: Fortalecer mulheres da periferia do Congós com trocas de experiências e vivências. Será discutido sobre como as mulheres estão no centro do debate sobre meio ambiente e como são as mais atingidas pelos os impactos. Para além, será falado sobre planos de adaptações climáticos paras as periferias de Macapá, além disso, a importância da participação de mulheres nas tomadas de decisão.
Título da mesa: “AMAZÔNIA DO FUTURO É AGORA: TECNOLOGIAS SOCIAIS E SABERES TRADICIONAIS COMO UMA FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL”
Data: 15/09/2023
Local: Universidade do Estado do Amapá – UEAP
Horário: 17h30min às 20h
Objetivo: Discutir junto com a academia, lideranças de comunidades tradicionais, para realizar um diálogo para fortalecer tecnologias sociais.
Deixe seu comentário
Publicidade
