Nota 10

Amapá registra 94 estudantes interessados em se tornar deputados jovens em Brasília

Secretaria de Estado da Educação recebeu inscritos das redes estadual e federal interessados no programa Parlamento Jovem Brasileiro 2018.


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) recebeu 94 inscrições de estudantes das redes estadual e federal de ensino público interessados em participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O PJB simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo.

O programa atende estudantes do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. O candidato tem que estar matriculado no 2º ou no 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. No Amapá, o PJB recebeu inscritos de escolas estaduais de Macapá e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifap), campus de Santana.

Cada candidato elaborou um projeto de lei com propostas de mudanças para melhorar a realidade do país. Todos os documentos foram pré-selecionados pela comissão estadual da Secretaria de Educação. Agora, a Câmara dos Deputados realizará a seleção final dos projetos pré-selecionados no estado e divulgará os 78 estudantes que se tornarão deputados jovens, representando todos os estados do país.

O evento será realizado de 1º a 5 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. O Amapá, por exemplo, será contemplado com uma vaga.

O PJB tem por objetivo possibilitar aos jovens estudantes brasileiros a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar durante cinco dias, momento em que tomam posse e atuam como Deputados Jovens na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Durante o período da legislatura, que será no período de 1º a 5 de outubro de 2018, os deputados jovens têm a oportunidade de experimentar como é o dia a dia dos parlamentares no desempenho de suas funções.


Deixe seu comentário


Publicidade