Nota 10

Amapaense integra ranking internacional de melhores cientistas da América Latina

José Carlos Tavares Carvalho é professor doutor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), membro da Real Academia de Farmácia da Espanha e da Academia Nacional de Farmácia.


Railana Pantoja
Da Redação

 

O professor doutor José Carlos Tavares Carvalho, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), está entre os dez mil melhores cientistas da América Latina no ranking internacional AD Scientific Index 2021. “Tem um sistema que faz esse ‘rankeamento’ automaticamente, baseado principalmente nas publicações do pesquisador e no impacto dessas publicações. É tudo automático, e eu fiquei extremamente feliz de figurar entre os 10 mil melhores pesquisadores da América Latina, são milhões de cientistas e eu fiquei na 1416ª colocação. Isso me dá uma tranquilidade para realizar trabalhos com instituições internacionais”, celebrou Tavares, que também é ex-reitor da Unifap.

Além de professor do curso de Farmácia da Unifap, o pesquisador também é membro da Real Academia de Farmácia da Espanha e da Academia Nacional de Farmácia. Tavares é um cientista renomado na área de fitoterápicos, linha de pesquisa que estuda há anos. “Trabalho com pesquisa de novos medicamentos, inclusive, em novembro do ano passado foi lançado um medicamento desenvolvido por mim que está sendo aplicado no tratamento pós-covid. Agora, o nosso interesse é justamente explorar a biodiversidade amazônica para lançar novos medicamentos”, finalizou José Tavares.

 

Currículo
José Carlos Tavares tem Doutorado em Fármacos e Medicamentos (SP-Capital) pela Universidade de São Paulo em 1998. Realizou estágio de pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha; é ex-Reitor da Universidade Federal do Amapá (período 2006-2014) e professor titular; membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira nº 47; membro do Conselho Deliberativo da Farmacopéia Brasileira; foi Vice-Presidente da UNAMAZ (Associação das Universidades Amazônicas); membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA – MS (CATEF); Coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade