Nota 10

Amcap comemora o Dia Nacional do Músico

A música acompanha o ser humano desde seus primórdios e, atualmente, o ser humano busca estudar as origens da música e sua evolução ao longo dos milênios.


O dia 22 de novembro e comemorado e festejado em todo o país, como o Dia Nacional do Músico, em homenagem a todo ser humano que se dedique à música.

A data é lembrada por ser também, o dia de Santa Cecília, que é considerada a padroeira dos músicos, tornando a data um referencial para todos os que se dedicam à nobre arte de alegrar as pessoas. Desde 1960 a data vem sendo comemorada.

A música acompanha o ser humano desde seus primórdios e, atualmente, o ser humano busca estudar as origens da música e sua evolução ao longo dos milênios. Como disciplina história, a música está inserida na história da arte e nas pesquisas sobre a evolução cultural de todos os povos, pois sempre esteve presente em todas as civilizações. Como arte, no entanto, ela evolui sem sentir-se ligada à história, acompanhando simplesmente a humanidade em sua trajetória e fazendo parte intrínseca da cultura e da civilização de todos os grupos humanos.

Para muitos historiadores, a história da música tem sua origem na Grécia Antiga, desenvolvendo-se através de movimentos ligados às várias etapas da civilização europeia, dividindo-se atualmente a música considerada erudita em medieval, música do renascimento, do barroco e do classicismo, antes de entrar na era contemporânea.

Em Macapá (AP), a Associação dos Músicos e Compositores do Amapá (Amcap), instituição que existe há 20 anos, organizou uma programação para celebrar a data, pois no estado é a principal organização da classe. O atual presidente, músico, cantor e compositor, Amadeu Cavalcante, um dos criadores da Associação, está convidando os artistas sócios da entidade e outros não sócios, para comemorar a data. Na sede da Amcap a partir das 12h. Na esquina da av: José Tupinambá (antiga Nações Unidas) com a rua Professor Tostes, no Laguinho.


Deixe seu comentário


Publicidade