Nota 10

Artes visuais: mais de 50 obras são expostas na Galeria Trokkal

Galeria Trokkal abriu as portas para receber a exposição coletiva de artes visuais, intitulada “Vivências, cores e formas”, de 13 a 30 de março.


Valorizando a arte e a cultura da Amazônia, a Galeria Trokkal abriu as portas para receber a exposição coletiva de artes visuais, intitulada “Vivências, cores e formas”, de 13 a 30 de março, promovida por artistas amapaenses e alguns professores, com o apoio da Prefeitura de Macapá.

“É um momento onde nós podemos conhecer melhor o trabalho e os artistas regionais. Normalmente, não temos a oportunidade de apreciar esse tipo de exposição e juntar tantas pessoas que apreciam. Sou estudante de artes visuais e hoje estou fazendo algumas pesquisas e aproveitando para tirar dúvidas, além de conhecer melhor as obras”, relata a estudante de artes visuais Alessandra Oliveira.


As obras mesclam técnicas que vão de artes plásticas, artes visuais, a pirogravura, que se trata da arte de desenhar em madeira. A aplicação é feita com um ferro aquecido, método muito usado, principalmente por artesãos. Dentre tantas técnicas destacam-se as obras do artista plástico Francisco Damasceno. “Nesse quadro eu retrato uma onça chamada Caripunas, que há muito tempo viveu no quartel do exército, inclusive, o quadro acabou de ser vendido a um professor que se encantou pela obra”, conta.

Na galeria, mais de 50 obras com temas diversos foram oferecidas para a apreciação do público. Algumas pinturas promove um resgate histórico do Amapá, trazendo fatos cotidianos registrados em tela pelo olhar de cada artista. Entre os que participam da exposição estão Wagner Ribeiro, Ivan Amanajás, Paulo César, Kleber Alves, Jeriel, Aline Brito e Mário D’Souza.


Curador da exposição, Rostan Martins explica que o projeto visa promover a arte em suas mais belas expressões, possibilitando o contato direto do público com as obras, além de possibilitar a aproximação dos próprios artistas. “Os artistas perceberam que trabalhar individualmente não leva a lugar nenhum. Então, eles decidiram se unir e gerar esse grande movimento para fortalecer o setor de artes visuais. Este é o primeiro de muitos que ainda iremos realizar. O objetivo é buscar sempre por melhorias, caminhando juntos, valorizando nossa arte e os artistas amapaense”, diz.


A exposição “Vivências, cores e formas” seguirá até 30 de março, na Galeria Trokkal, com funcionamento de terça a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 20h. Sábado, 14 de março, a partir das 8h, haverá oficina de desenho, caricatura e pintura, gratuita, dirigida pelo artista Wagner Ribeiro.


Deixe seu comentário


Publicidade