Nota 10

Aventura tucuju nas terras das guianas

Augusto Leite registrou que “a aventura tucuju em terras das guianas” foi um sucesso graças a empenho do prefeito Clécio Luís, de Macapá, e da prefeita Marie Lohan, de Caiena, para que fosse garantida a participação da delegação de artistas no evento.


Durante uma semana, uma delegação amapaense participou com destaque do ‘Encontro Afroamazônida’, promovido pela Prefeitura de Caiena, na Guiana Francesa, reunindo participantes de vários países fronteiriços da região e alguns países do Caribe.

Com a finalidade de agradecer à cobertura do Diário do Amapá ao evento em Caiena, ao trabalho dele próprio e dar um retorno à sociedade sobre a presença tucuju no departamento ultramarino francês, esteve na redação do Jornal, ontem, o médico psiquiatra Augusto Leite, que também é artista plástico, tendo feito a sua primeira exposição internacional por ocasião do Encontro Afroamazônida

“Não se tratou apenas de uma exposição de quadros ou simplesmente negócio de arte. Em torno do evento giraram vários movimentos de ação social e de vários trabalhos em prol da melhoria das condições de vida de várias comunidades e etnias que coabitam essas regiões”, disse o médico artista.

O encontro foi parte de um projeto de intercâmbio cultural entre a Prefeitura de Caiena e a Prefeitura Municipal de Macapá, visando a melhoria das relações entre as duas cidades e troca cultural envolvendo os artistas amapaenses e guianenses.

Juntos com Augusto Leite, expuseram no Encontro Afroamazônida os também artistas plásticos amapaenses Wagner Ribeiro e Egídio. Os três voltaram felizes da viagem em virtude da ampla aceitação que suas obras tiveram no acontecimento.

A Meninas do Marabaixo, sob a batuta da delegada da comitiva, Laura do Marabaixo, deram show de beleza e simpatia na apresentação da dança folclórica que encantou a todos, levando com elas a divulgação da gengibirra, tudo registrado pelas lentes do fotógrafo, jornalista e documentarista Tomé, profissional que já tem premiações com alguns dos seus documentários, e da bela produtora Arliane Talia.
Augusto Leite registrou que “a aventura tucuju em terras das guianas” foi um sucesso graças a empenho do prefeito Clécio Luís, de Macapá, e da prefeita Marie Lohan, de Caiena, para que fosse garantida a participação da delegação de artistas no evento.

Encantado com a recepção que os amapaenses tiveram na Guiana Francesa, Augusto Leite disse que não pode deixar de presentear Marie Lohan com a obra ‘Casa Grande e Senzala’, de sua autoria, que ele mantinha em sua residência em Macapá, onde se encontra grande acervo de telas que impressionam pela beleza, delicadeza e altivez dos astros que as com opuseram.

A aventura, ressaltou Augusto Leite, foi além das relações culturais, embrenhou-se pelos caminhos da saúde, uma vez que foi convidado para atuar como psiquiatra numa entidade da Guiana Francesa que trabalha com dependentes químicos. Topou a parada, não deixando de também registrar que se encantou com as belezas naturais das praias guianenses e com a alegria e a gentileza do povo, além da fantástica gastronomia do lugar.

Post scriptum – A aventura amapaense na Guiana Francesa se tornou completa quando a comitiva amapaense deu de cara com o presidente franco, Emmanuel Macron, no dia da abertura da amostra, chegando a trocar palavras com ele, isso depois de um dia de revolta da população local, insatisfeita com a presença do mandatário devido ao não cumprimento de suas promessas de campanha erm relação àquele quinhão francês no continente americano.

O artista diz que não pode deixar de agradecer os senhores Benoit Waddi Mani e Edimar Efort, e a senhora Marrelin, todos assessores culturais da prefeita de Caiena, pelo zelo e profissionalismo na elaboração do evento, tratando a delegação com carinho excepcional.

O agradecimento também é estendido à senhora Goubert, chefa da enfermagem do setor de psquiatria do Hospital Federal de Caiena, e aos membros da associaão Duplan, Marc Sagne, Latedini e Ivon Champlain, que através do projeto “Germe” administram a fazenda de recupeção de dependentes químicos. Ele convidaram Augusto a retornar à Caiena para verificar de perto o tratamento dado aos pacientes internos, levando sua experiência como médico e a sensibilidade de sua arte.


Deixe seu comentário


Publicidade