Nota 10

‘Banzeiro do Brilho-de-Fogo’ faz ensaios abertos para o cortejo de fim de ano

Voluntários ensaiam na Praça Floriano Peixoto. Veja como participar da apresentação marcada para o dia 21 de dezembro.


Misturando elementos de dança, marabaixo e batuque, o “Banzeiro do Brilho-de-Fogo” já se prepara para o cortejo de fim de ano, marcado para o dia 21 de dezembro, no Centro de Macapá. O espetáculo já conta com mais de 200 ritmistas, mas recebe novos voluntários para tocar os instrumentos.

Para quem deseja participar, basta comparecer aos ensaios que ocorrem a partir das 19h, na Praça Floriano Peixoto, no Centro. Os ensaios acontecem na sexta-feira (13), no sábado (14), e ainda nos dias 17, 18 e 19 de dezembro.
Os participantes têm direito a oficinas gratuitas de ritmo para terem “intimidade” com os instrumentos. Não há restrição de idade e nem há inscrição.

De acordo com o gestor das oficinas e um dos líderes da associação, Paulo Bastos, o voluntário pode escolher qualquer uma das 100 caixas de marabaixo que a organização disponibiliza. Também são usados no cortejo pandeiros de batuque, ganzais, trompetes, trombones e saxofones.

“Estamos preparando um repertório com mistura de marabaixo e batuque, com músicas populares de compositores amapaenses, como Joãozinho Gomes, Val Milhomem e Nivito Guedes. Queremos fazer uma grande festa para qualquer um participar, o que é o mais legal”, comentou.

 

Cortejo
O cortejo iniciará na Avenida Coaracy Nunes, próximo à Fortaleza de São José de Macapá, segue pela Rua Cândido Mendes, até chegar na Avenida Pedro Baião, ao lado da Praça Floriano Peixoto, onde o espetáculo termina.

Está será a 6ª edição da iniciativa, que existe desde 2014. Outros eventos tradicionais que o Banzeiro participa anualmente é a programação do aniversário de Macapá, em 4 de fevereiro; e no Macapá Verão, no distrito da Fazendinha.


Deixe seu comentário


Publicidade