Nota 10

Biblioteca Pública celebra Dia do Quadrinho com programação de incentivo à leitura

Além de celebrar a produção brasileira de quadrinhos, o evento dará espaço a outras atividades que fazem parte da cultura pop.


O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado em 30 de janeiro. Em alusão à data, a Biblioteca Pública Estadual Elcy Lacerda realiza nos dias 1º e 2 de fevereiro uma programação que destaca a produção nacional de história em quadrinhos, gênero literário conhecido por contar histórias com a ajuda de imagens. Com o evento, a Elcy Lacerda tem o objetivo de incentivar a prática da leitura e atrair, cada vez mais, a população à biblioteca – instituição vinculada à Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Entre as atrações, haverá palestras voltadas a quem deseja ampliar os conhecimentos sobre o gênero textual, como “Roteiro para quadrinhos” e “Quadrinhos Nacionais: do século XIX ao século XXI”, ministradas pelo professor e jornalista Ivan Carlo, conhecido como Gian Danton. Haverá, ainda, exibição de filmes, stand de vendas, criação de painéis de história de quadrinhos, demonstração de maquiagem artística e apresentações de dança.

Além de celebrar a produção brasileira de quadrinhos, a programação dará espaço a outras atividades que fazem parte da cultura pop. Uma das atrações será o concurso de K-POP, gênero musical coreano conhecido por unir coreografias de diferentes ritmos. Seus praticantes, muitas vezes, utilizam roupas que lembram personagens de animes, que são desenhos animados produzidos no Japão.

Também haverá um concurso de cosplay, atividade na qual os participantes se vestem de personagens de desenhos animados e de jogos eletrônicos populares.

O gerente da Biblioteca Pública, José Pastana, explica que valorizar a leitura de história em quadrinhos é importante porque o gênero permite a abordagem de diferentes temas. Além disso, as histórias em quadrinhos são ideias para estimular quem está aprendendo a ler. Ele ressalta que a biblioteca pública possui em seu acervo gibis e mangás (histórias em quadrinhos de origem japonesa), que podem ser consultados pelos frequentadores da instituição.

Pastana destaca que a Elcy Lacerda vem organizando eventos para atrair um número maior de usuários aos espaços, uma vez que, com a internet, a frequência de leitores diminuiu. “Com estas ações de atividade e entretenimento, os usuários vêm à biblioteca e acabam se interessando por conhecer nosso acervo o que, consequentemente, é um estímulo para que eles possam ler e pesquisar cada vez mais”, ponderou o gerente.

O gestor acrescentou que a instituição mantém o programa Biblioteca no Ar, que promove interação com os usuários do espaço e é transmitido pela Rádio Difusora de Macapá (RDM) AM 630. “Queremos transformar este importante aparelho cultural, que é a biblioteca, em um centro de múltiplas atividades para trocas culturais”, finalizou.

Realização
A programação é uma parceria da Elcy Lacerda com o Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com consultoria de Fernanda Façanha (Companhia Beco Teatral) e coordenação da Professora Cleide Façanha e Gibran Santana.

Dia do Quadrinho Nacional
O Dia do Quadrinho Nacional foi estabelecido em 1984 em homenagem ao quadrinista Angelo Agostini. Em 30 de janeiro de 1869, ele publicou a primeira tira de “As Aventuras de Nhô Quim”, considerada uma das primeiras histórias em quadrinhos do mundo. A partir daí, a data passou a ser comemorada todo ano em diversas cidades.

Programação

Dia 1º – quinta-feira
17h às 18h30 – Oficina de K-POP com Stefany Monteiro (Professora do Studio de Dança Amitiè)

Dia 2 – Sexta-feira
14h – Vídeo “VHQ – A história do quadrinho paraense”;
14h40 – Palestra: “Como publicar quadrinho nacional”, com “Osama” Pro;
15h – Palestra: Quadrinhos Nacionais: do século XIX ao século XXI”, com Gian Danton;
15h às 17h – Criação de painéis de História em Quadrinhos (participação popular), sob coordenação da Professora Mariza Pinheiro;
15h40 – Filme: “O gralha, o ovo e a galinha” e O gralha e oil man”;
16h – Palestra: “Roteiro para quadrinhos”, com Gian Danton;
17h – Filme: “Turma da Mônica – O casamento do século”;
14h às 17h – Demonstração de maquiagem artística com Arnanda Oliveira (Creative Makeup);
16h às 19h – Caricaturas com J.Marcio (do grupo Cartunistas Amapá);
18h – Apresentação da Cia de Dança Kadosh;
18h10 – Concurso de Cosplay;
18h40 – Apresentação do Grupo Gold Star Dance Cover (Santana);
18h45 – Concurso de K-pop;
16h às 19h – Stand de divulgação e vendas da Cia Beco Teatral e Literap;
16h às 19h – Stand de vendas Jilian Mimi


Deixe seu comentário


Publicidade