Nota 10

Blitz da Folia ‘abre alas’ para brincantes se divertirem com responsabilidade no carnaval 

Ação fez parte das programações do Bloco da Responsa lançado pelo Governo do Amapá com atividades integradas para os foliões.


Com o intuito de orientar os foliões a brincarem o Carnaval 2019 com saúde, segurança e responsabilidade, órgãos estaduais promoveram uma grande ação de conscientização nesta quinta-feira, 28. Todas as pessoas que tomaram o caminho pela Orla de Macapá, no final da tarde, tiveram parada obrigatória na Blitz da Folia. A ação teve como tema “Abram Alas para a Alegria de Viver” e faz parte das programações do Bloco da Responsa, lançado pelo Governo do Amapá com ações integradas para os foliões.

Os que passaram pela blitz receberam orientações sobre prevenção de acidentes; os riscos de dirigir após consumir bebidas alcoólicas e a importância do uso de preservativo. Carros foram adesivados e sacolas ecológicas foram distribuídas para conscientizar os brincantes a não jogarem lixo no chão. Também foram orientados quanto ao respeito aos direitos das mulheres e sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e como denunciar.

Servidores do Museu Sacaca aproveitaram a Blitz da Folia para convidar a população para a programação carnavalesca que irá ocorrer nos dias 2 e 3 de março, voltada para o público infantil. Para chamar a atenção de quem passava no local, um grupo tocava tambores com ritmos de carnaval. Intitulado “Sacaca na Folia”, o evento pretende resgatar os tradicionais bailes carnavalescos infantis, com direito a pinturas e maquiagens carnavalescas, oficinas de tranças, de samba e percussão.

A dentista Suelen Cardoso, 25 anos, foi abordada enquanto caminhava com a amiga pela orla. Ela entendeu a mensagem repassada pelos servidores públicos e definiu o que significa um carnaval com responsabilidade: “Se beber não dirigir; chamar um carro particular para fazer esse transporte de um lugar para o outro e, nas relações sexuais usar sempre camisinha, principalmente, no carnaval onde acontecem as relações eventuais”.

O diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), Inácio Maciel, explicou que o trabalho educativo é essencial e que as ações repressivas também são necessárias. “De uma forma divertida estamos conscientizando os foliões quanto a importância de não dirigir embriagado, usar camisinha e preservar nossas crianças combatendo o abuso e a exploração sexual de menores. Nosso objetivo é a preservação da vida”, frisou.

As equipes da Polícia Militar e da Operação Lei Seca estarão todos os dias nas ruas atuando com repressão e também com ação educativa, durante o período de carnaval.

Além da Polícia Militar, Detran/AP e Museu Sacaca os órgãos que participaram da Blitz da Folia foram a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) e Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM).

Paralelo à Blitz da Folia, outras programações do Bloco da Responsa estavam ‘na rua’ levando entretenimento para os idosos. Teve o Quinta Feliz na Folia, projeto que substituiu as atividades esportivas que costumam ocorrer às quintas-feiras, por um bloco de foliões da terceira idade com direito à escolha da melhor fantasia, do rei e rainha do carnaval. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e este ano ganhou a parceria da Universidade do Estado do Amapá (Uepa) e da Federação Paradesportiva do Amapá (FPA).

Os idosos do Abrigo São José também entraram no clima carnavalesco. A Secretaria da Inclusão e Mobilização Social preparou um baile de muita descontração para os 60 idosos que moram no abrigo.


Deixe seu comentário


Publicidade