Diário no Carnaval

Bloco carnavalesco homenageia vendedor de peixe falecido em 2018

Seu Adonias saía às ruas de Macapá com seu bordão “tá pulando” que agora virou nome de agremiação carnavalesca organizada por seus familiares e amigos.


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

Prestes a completar seis anos desde que o carismático peixeiro Adonias Conceição faleceu em Macapá, aos 84 anos, seus familiares e amigos decidiram prestar uma homenagem à altura. O antigo bordão que ele usava para destacar ter peixe fresquinho para vender, agora é o nome de uma agremiação carnavalesca, o BLOCO TAPULANDO!

 

Segundo uma de suas filhas, Diana Conceição, além de prestar uma justa homenagem ao patriarca da família Conceição, o novo bloco representa também uma confraternização da comunidade do entorno de sua velha casa, na Avenida Euclides da Cunha, no Bairro Santa Rita.

Trajetória

O senhor Adonias, era natural de Breves (PA), teve 10 filhos e faleceu no ano de 2018. Era um pioneiro morador do Bairro Santa Rita, onde chegou quando “só tinha mato”, como costumava dizer. Foi carpinteiro a vida toda e quando se aposentou começou a vender peixes pelas ruas de Macapá, uma forma de se distrair e também completar a renda em casa.

 

“Saía na madrugada para comprar os peixes no Igarapé das Mulheres e na volta, os vendia, empurrando um carrinho com uma cuba cheia de peixes fresquinhos”, recorda Diana.

Para chamar a atenção da freguesia, gritava pelas ruas de Macapá o bordão “TÁ PULANDO”  pra mostrar que o peixe estava fresquinho e vivo, daí o nome do bloco.

 

A direção do novo bloco já está comercializando os últimos abadás e espera movimentar a comunidade na folia desse ano. “Compre já o seu abadá e venha se divertir!

Era meu pai! É o terceiro ano que vai acontecer. Mas não sai às ruas, fica apenas na frente de casa. Bloco familiar e amigos”, completa a filha do seu Adonias.

 

Para quem tiver interesse em adquirir um abadá e se juntar a um bloco genuinamente familiar, o telefone de contato deles é (96)99146-0330.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade