Nota 10

Bloco do Abel inaugura espaço para ciclo de palestras sobre autismo

Existe uma programação para todos os públicos, com palestras, baile infantil e a festa


Aconteceu no último sábado (1º), a inauguração da “Loja do Bloco do Abel”, no Amapá Garden Shopping, Zona Sul de Macapá. O espaço é destinado para a prática de atividades que tem como objetivo conscientizar e transmitir informações sobre o autismo, bandeira social do bloco.

O evento contou com a participação de dezenas de pessoas, dentre elas apoiadores da causa e famílias e amigos de pessoas com autismo que são atendidas pelo bloco do Abel.

A presidente do bloco do Abel, Alice Bessa, enfatizou a importância da agremiação em discutir assuntos pertinentes ao autismo, fazendo com que as pessoas sejam conscientizadas e orientadas sobre o transtorno.

Esta é a quinta edição do bloco que leva o nome do amapaense Abel Nascimento, estudante autista que cursa Licenciatura em Matemática no IFAP. Presente no evento, Abel fez questão de abraçar e receber todos que participaram.

Para 2020, o bloco do Abel tem preparado uma programação intensa e diferenciada para todos os públicos, com palestras, baile infantil e a festa.
Na quinta-feira (6), inicia a roda de conversa. Ao todo, serão 10 palestras que têm como finalidade trazer novidades, esclarecer dúvidas e orientar famílias sobre o autismo.

No dia 23 de fevereiro, é a vez da criançada se divertir no baile Abel Kids. A festa acontecerá na praça de alimentação do shopping.
Os preparativos para a festa do bloco estão a todo vapor, cuja a expectativa é receber mais de 2 mil foliões. Os brincantes podem aguardar, pois novidades estão chegando.

Para a direção, o bloco é diferente dos demais dessa época carnavalesca. Ele tem como proposta conscientizar sobre o autismo e proporcionar diversão para essas pessoas, desta forma, acabando com o preconceito e ajudando as pessoas a terem seus direitos atendidos.
Nas edições anteriores, o bloco conseguiu arrecadar sete toneladas de alimentos que foram distribuídos para associações e instituições que trabalham em defesa das pessoas com autismo e outras deficiências.

Mais que um bloco, uma causa social

Muitos amapaenses fazem questão de participar da festa do bloco do Abel, que se tornou uma agremiação com bastante prestigio em Macapá. Porém, mais que um bloco, a entidade busca conscientizar, orientar e, principalmente, ajudar entidades, associações e famílias com pessoas que tem autismo.

A Associação de Mães e Amigas de Pessoas com Deficiência (AMAD) é uma dessas entidades beneficiadas com a proposta do Bloco do Abel. Com apenas três anos de existência, a AMAD tem como objetivo ajudar famílias que possuem casos de pessoas com autismo, síndrome de down e outras deficiências.

De acordo com a presidente da AMAD, Mariclei Ribeiro, a associação além de orientar, ajuda esses familiares a conseguirem benefícios, como do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passe livre e entre outros.

“Buscamos orientar essas mães, pois muitas desconhecem seus direitos e, em alguns casos, ainda não conseguiu identificar a deficiência daquela criança. Então, é preciso pegar na mão dessa mãe para encaminhar ela para os órgãos públicos que garantam seus direitos perante a lei”, enfatizou Ribeiro.

A parceria entre o Bloco do Abel e da AMAD já existe há três anos. Neste período, o bloco contribuiu grandiosamente para o crescimento da associação. “É grandioso termos a parceria com o bloco do Abel, que todos os anos está com a gente faz ação e tenta ver no que pode melhorar para a associação. Além disso, oferece palestras que trazem novidades, leis que ainda não conhecemos”, enfatizou Mariclei.
A AMAD funciona no bairro Macapaba, Zona Norte de Macapá e atualmente atende mais de 120 famílias, abrangendo todos os bairros da capital.


Deixe seu comentário


Publicidade