Boêmios do Laguinho abre Carnaval 2022 com shows em comemoração aos 68 anos da escola
Festa no domingo (2) terá Marabaixo, espetáculos da Bateria Pororocae intérpretes, apresentação nacional com Ito Melodia e muito mais.

A maior detentora de títulos e mais antiga agremiação carnavalesca do Amapá, a Universidade de Samba Boêmios do Laguinho vai abrir oficialmente a temporada de eventos do Carnaval 2022. A largada será no domingo (2) com uma grande programação em comemoração aos 68 anos da escola, no coração do Laguinho.
Com o enredo “Mestre Bené, Rei da Boemia: o bamba fundador de uma Nação”, a Universidade e a Nação Negra prestam reverência a essa figura: Benedito dos Passos, o Mestre Bené, líder-fundador da escola, em 2 de janeiro de 1954, a partir de um bloco denominado Bandoleiros da Orgia, criado no início da década de 1940, nos primeiros anos após a criação do Território Federal do Amapá.
Sem os desfiles no Sambódromo e após dois anos sem eventos de forma presencial por conta da pandemia da Covid-19, a diretoria da escola não mede esforços para a realização dessa grande programação que festeja a cultura e a ancestralidade do povo negro. Mais que isso, é um momento pra abraçar de novo a comunidade.
“Não importa a cor que pulsa o seu coração. Seja você vermelho e branco, seja a escola que for, a festa da Boêmios é para quem ama o carnaval. Foram dois anos sem eventos. É hora de voltarmos. Com organização, com segurança, mas é tempo de carnaval. Por isso chamamos a todos a virem ‘laguinhar’ com a gente”, convida a diretora de Carnaval da Universidade, Josilana Santos.
São 26 títulos no total e muita história e chão caminhados. Nesses 68 anos, a presidente da escola, Daniela Ramos, participa de pelo menos 30 deles.
“O amor pela Boêmios nasceu em casa. Todos eram envolvidos com o carnaval. A minha mãe, meus avós, minhas tias, todos desfilavam, costuravam pra uma ala da escola e eu fui me envolvendo. Boêmios e carnaval pra mim representam vida. E a gente quer começar o novo ano promovendo a alegria contagiante da época, que agrega a todos”, conta.
Então tá acertado. Domingo à noite vai ser de alegria e muito samba no pé. Vai ter show das passistas, casais de mestre-salas e porta-bandeiras, rainha de bateria, alas coreografadas, a intérprete da Nação, Silmara Lobato, Bateria Pororoca, ala coreografada. Além de saudação a religiosidade, shows de grupos locais e pra fechar a noite, show com o cantor Ito Melodia, do Rio de Janeiro.
Mesas e ingressos estão à venda. Mas atenção! Só entra quem apresentar a carteira de vacinação com pelo menos duas doses de imunizantes contra a covid-19.
PROGRAMAÇÃO:
Horário: das 20h às 2h
-Aureliano Neck e Banda
-Sensação do Samba
-Atração Cultural “Marabaixo do Laguinho e Marabaixo do Pavão”
– Ato de Saudação à Religiosidade (Candomblé e Igreja São Benedito)
– Apresentação da bateria e da intérprete oficial Silmara Lobato e ala de intérpretes
– Apresentações dos Sambas Antológicos da Escola
-Apresentação do Samba Enredo 2022 – “Mestre Bené, Rei da Boemia: O Bamba Fundador de uma Nação”
– Apresentação dos pontos técnicos da Escola: comissão de frente; casais de mestre-salas e porta-bandeiras; Escolinha de Passistas da Nação Negra; Ala das Baianas Oníria Nery Pereira; ala coreografada
– Show nacional com Ito Melodia, do Rio de Janeiro
– Show do grupo Pegada de Gorila
*Contribuição de Rita Torrinha
Deixe seu comentário
Publicidade


