Nota 10

Boneca Iracema homenageia criação do estado no bloco ‘A Banda’

Com abadá personalizado, boneca homenageia esposa de Janary Nunes, primeiro governador do Estado


 

Alegria, celebração e homenagens marcaram a passagem do bloco “A Banda”, em Macapá, neste domingo, 3. A programação, que contou com apoio do Governo do Amapá, trouxe nove bonecos para às principais ruas da capital com homenagem aos 80 anos de criação do estado, como na figura de Iracema Carvão Nunes, que recebeu um abadá personalizado.

 

O bloco, que completou 59 anos, integra a história do Amapá. A escolha da boneca, que faz referência a Iracema, foi pelo histórico de representar a esposa de Janary Nunes, primeiro governador do Amapá.

 

“São 80 de criação do Amapá e 59 anos de tradição d’A Banda; essas são histórias que se completam. A Banda é patrimônio cultural do nosso povo e sempre será”, destacou a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.

 

 

A boneca abriu alas para seus companheiros de percurso: Chicona, Anhanguera, Cutião, professor Munhoz, Sacaca, Alice, Léo Platon e Amujacy. De acordo com o 1º secretário do bloco A Banda, Helder Carneiro, a ideia dos bonecos gigantes surgiu através de um participante.

 

“A primeira boneca foi levada por um brincante chamado, Cutião, e o presidente d’A Banda, Savino, viu a boneca deu o nome de Chicona, em homenagem a uma enfermeira muito conhecida na década de 1960, a partir daí surgiu os outros, sempre com referência as personalidades do nosso estado”, explicou Carneiro.

 

Cerca de cinco trios elétricos e artistas locais animaram mais de 150 mil brincantes durante o trajeto d’A Banda. Originalmente previsto para o dia 13 de fevereiro, o bloco foi adiado devido às fortes chuvas que atingiram a capital amapaense. Mesmo em uma data diferente do previsto, o trajeto foi marcado pela alegria e criatividade dos foliões, que se despediram da temporada carnavalesca.

 

O Governo do Amapá manteve o planejamento operacional, com 450 agentes de segurança para garantir a tranquilidade dos foliões.

 

O percurso contou com cinco trios elétricos, que iniciou na Praça Veiga Cabral, passando pelas ruas Cândido Mendes, Henrique Galúcio, Rua Tiradentes, Avenida Feliciano Coelho, Rua Leopoldo Machado e finalizando na Avenida Ernestino Borges.

 

 

Casamento e homenagens

A Banda é conhecida pelos seus tradicionais bonecos, com metros de altura. Ao todo, são nove personalidades homenageadas. O surgimento das figuras gigantes entre os foliões começou com a ‘Chicona’, a primeira boneca, batizada por Savino, atual presidente do bloco.

 

A boneca casou-se com Anhanguera, que é uma homenagem a um antigo folião da programação, Wanderlei. A união das figuras resultou nos filhos já conhecidos, como mestre Sacaca, Alice Gorda, professor Antônio Munhoz, entre outros. Para produzir cada personagem, a organização de A Banda investe em torno de R$ 8 mil.

 


Deixe seu comentário


Publicidade