Nota 10

Carnaval 2023: confira os dias e ordem dos desfiles das escolas de samba do Amapá

Programação volta a acontecer no Sambódromo após 4 anos, com estrutura revitalizada pelo Governo do Estado


As agremiações carnavalescas e o governo do Amapá seguem com os trabalhos para que tudo esteja pronto e em condições de segurança para garantir uma linda festa para os foliões nessa retomada do carnaval. Em 2023, o desfile oficial volta a acontecer no Sambódromo, nos dias 17 e 18 de fevereiro.

 

Nos dois dias, 10 escolas desfilam pela Avenida Ivaldo Veras. São 3 do grupo de acesso: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte. E as outras 7 que integram o grupo especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

 

A programação tem parceria com o Estado, que investiu R$ 5,5 milhões para a realização do Carnaval 2023. O recurso é federal, proveniente da articulação do senador Davi Alcolumbre.

 

O fortalecimento com o fomento da cultura popular e das manifestações culturais é um dos pilares do Novo Governo, que tem a área como essencial para o bem-estar da população e para o desenvolvimento da economia do Amapá, por meio do incentivo a economia criativa.

 

 

Desfile

A Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) já definiu a ordem do Desfile Oficial das agremiações. Confira quem se apresenta a cada dia:

 

Sexta-feira, 17/02

 

Grupo de Acesso

22h – Embaixada de Samba Cidade de Macapá

23h35 – Império do Povo

 

Grupo Especial

1h10 – Emissários da Cegonha

2h45 – Boêmios do Laguinho

4h20 – Maracatu da Favela

 

Sábado, 18/02

 

Grupo de Acesso

22h – Império da Zona Norte

 

Grupo Especial

23h35 – Solidariedade

1h10 – Unidos do Buritizal

2h45 – Piratas Estilizados

 

 

Sambódromo

O mais recente desfile das escolas de samba ocorreu em 2020, na Rua Victa Mota Dias, próximo a estrutura do Sambódromo, numa articulação da Liesap com a Prefeitura de Macapá, na gestão de Clécio Luís. Em 2021 e 2022, o evento foi cancelado em função da pandemia de Covid-19.

 

O palco do carnaval este ano volta a ser o Sambódromo, após 4 anos sem ser usado. Para garantir a retomada da programação de forma adequada e com a segurança necessária, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) faz a revitalização da estrutura desde dezembro de 2022.

 

“Nós estamos trabalhando para reestruturar e revitalizar todo o sambódromo, com pintura e melhor acesso, mas principalmente com segurança para os brincantes. Esse trabalho é acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, que nos orientou sobre as necessidades de segurança do local e fará a fiscalização adequada para liberação”, explicou o secretário de Infraestrutura, David Covre.

 

A Seinf realiza reparos na rede elétrica, iluminação e na pintura, faz a revitalização dos camarotes, arquibancadas de concreto e banheiros, além de atuar com reforço dos alambrados, impermeabilização da estrutura e instalação do sistema de pára-raios. Por orientação do Corpo de Bombeiros, também foi feita a retirada das arquibancadas metálicas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade