Nota 10

Carnaval 2025: Embaixada de Samba Cidade de Macapá abre os desfiles exaltando as feiras populares

Serão dois dias de folia no meio do mundo, em 28 de fevereiro e 1º de março, na avenida Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá


 

Pelo terceiro ano consecutivo, o Governo do Amapá reforça seu compromisso com a cultura popular, garantindo incentivos para o desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá. As 10 agremiações carnavalescas irão passar pela Avenida Ivaldo Veras nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, trazendo emoção, criatividade e tradição para o maior espetáculo cultural do estado.

 

 

Na contagem regressiva para os desfiles, iniciamos uma série especial para apresentar ao público os detalhes dos enredos que cada escola levará para a avenida do samba amapaense, destacando suas histórias e cores.

 

Embaixada de Samba e o enredo: “A Vida é uma Feira”

Na sexta-feira, 28 de fevereiro, às 21h, a Associação Cultural Embaixada de Samba Cidade de Macapá será a primeira agremiação que vai abrir os desfiles, levando as cores azul e rosa para o sambódromo. Este ano, em que comemora seu jubileu de diamante, a escola promete emocionar e transformar a avenida em uma celebração à vida e à cultura popular com o enredo: “A Vida é uma Feira”.

 

 

“A Embaixada traz como tema de enredo ‘A Vida é uma Feira’ para mostrar para todos os amapaenses, um dos maiores segmentos do Estado, assim como no Brasil. Vamos apresentar que nossas vidas, no dia a dia, está sendo contadas, sendo administradas por todos os nossos feirantes, de todas as feiras. Seja a feira do peixe, a feira de tecnologia, agropecuária, enfim, todos os segmentos de feiras de modo geral. A Embaixada vem mostrar esse processo, esse trabalho e o trânsito que chega até às nossas casas, de forma direta e indireta”, explica o presidente, Adriano Leitão.

 

Outros carnavais

Fundada em 14 de outubro de 1964, a Embaixada de Samba Cidade de Macapá celebra, neste ano, seus 60 anos de história. Criada pelo grande artista e sambista R. Peixe, ao lado de sua esposa Maria de Nazaré, de Raimundo Barros e da eterna “Rainha do Carnaval” amapaense, Alice Gorda, a agremiação é um ícone da cultura amapaense.

 

 

Ao longo de sua trajetória, a Embaixada conquistou os títulos de campeã nos Carnavais de 1965, 1988, 1989, 2007 e 2012. Em 2024, a escola também foi a responsável por abrir os desfiles, com o enredo “Macapá querida, cidade cheia de vida”, que emocionou o público ao reviver as memórias e a história da capital.

 

Samba de enredo 2025

“A vida é uma feira”

Compositores: Disney Silva. Vittinho, Fábio Fumaça, Adriel Oliveira, Danilo Tucuruvi. Mexicano, Laura Barros e Marcinete Midones.

 

Оh, Оh, Оh, Оh

A Embaixada é meu amor razão da minha vida

Pulsa formiga de fogo dentro do meu coração

Pra gritar é campeão

 

Quando o sol raiar, o galo cantar, acordo pra feira;

sou feirante com orgulho, mistura brasileira;

feito de cores, cheiros, sabores,

cultura, moda, gastronomia,

feira do livro, artesanato,

Expofeira e tecnologia.

De segunda a segunda uma mania…(2X)

 

Minha feira tem de tudo, um mercado popular

tem erva pra toda dor, pra espantar mal olhado

e levantar o coitado na hora do amor

 

Na feira maluca…

Tem farinha, mel e camarão pra quem quiser provar,

Na barraca da cigana dona Ana, eu vejo minha sorte e compro banana,

Tem seu Dinho o feirante papudinho.

Lá tem queijo e vendedor de caranguejo,

Dona Dica tem fofoca e mexerica,

Lá eu compro frutas e variedades,

Lá na xepa tem pechincha e qualidade.

Tem galinha, abacaxi e tamuatá,

Tudo encontro nesta feira,

mingau e tacacá, corre logo que a barraca vai fechar. Vamos comprar!

 


Deixe seu comentário


Publicidade