Nota 10

Carnaval 2025: Unidos do Buritizal desfila com o enredo ‘Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade’

Escola do Grupo Especial promete emocionar com a força da identidade do povo amapaense, no desfile de 1º de março, no Sambódromo de Macapá


 

No dia 1º de março, a Unidos do Buritizal será a segunda agremiação a desfilar na avenida Ivaldo Veras, às 22h35, no Sambódromo de Macapá. A escola de samba do Grupo de Acesso é mais uma em destaque no especial do Governo do Amapá, sobre os enredos que serão apresentados no Carnaval 2025.

 

 

A Grêmio Recreativo Cultural Acadêmico de Samba Unidos do Buritizal promete emocionar o público com um desfile repleto de cores, sons e tradições que evidenciam a riqueza cultural dos ribeirinhos, frutos da união entre brancos, indígenas e negros. O enredo: “Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade”, não apenas celebra o modo de vida caboclo, mas também reforça a importância em defender a biodiversidade da floresta amazônica e os ensinamentos de sustentabilidade dos povos tradicionais.

 

O carnavalesco Rodriguinho Ferreira explica que o enredo vai além de mostrar o dia a dia do caboclo ribeirinho. “Nosso enredo para o Carnaval de 2025 vai destacar as influências indígenas, dos negros, dos nordestinos que ajudaram a moldar esse jeito único do caboclo ribeirinho de ser”, afirma o carnavalesco.

 

 

Fundada em 22 de julho de 1990, a Unidos do Buritizal nasceu no coração do bairro que lhe dá nome, por iniciativa de um grupo de professores liderados pela inesquecível educadora, Cila França Trindade, carinhosamente chamada de “Tia Cila”. Aos domingos, a casa de Tia Cila se transformava em um ponto de encontro de ideias, sonhos e samba, dando origem a uma agremiação que se tornou símbolo de tradição artístico-cultural no carnaval amapaense.

 

Com uma trajetória marcada pelo envolvimento da comunidade local e simpatizantes, a Unidos do Buritizal revelou talentos que enriqueceram o cenário carnavalesco, como o consagrado carnavalesco Helton Jucá e o renomado compositor e intérprete de inesquecíveis sambas de enredo, Ivo Cannuti.

 

 

Em sua caminhada, a escola conquistou o título de campeã do Grupo de Acesso em três ocasiões, sendo a última vitória em 2014. Desde então, segue firme em busca do tão sonhado retorno ao Grupo Especial. Nos últimos carnavais, emocionou a avenida com enredos marcantes.

 

 

Em 2023, a saudade e a fé foram tema do desfile: “Ave Cila, a estrela maior da constelação sangue azul, rogai por nós filhos seus”, uma homenagem à fundadora e à história da agremiação. Já em 2024, o enredo “Sorria, você está no Buriti! E nessa noite de magia, não há tristeza que eu não transforme em alegria!”, foi um convite à felicidade e à força da comunidade.

 

Samba de enredo 2025

“Sou caboclo ribeirinho, de corpo, alma e verdade. Sou Macapaba, eis a minha identidade”

Compositores: Fadico, Davison Jaime e Adlan do Laguinho

 

 

Desde menino

Fico olhando o horizonte

Namorando a poesia

Nesse rio-mar

O ribeirinho tem nas águas sua fonte

Margeando o Amazonas construímos Macapá

 

Um canoeiro contou

Histórias de arrepiar ôô

Boto sedutor, lume de Naiá

Tome cuidado com o balanço de boiúna

Nosso “jeito” Karipuna, Wajãpi e tucuju

Sangue nortista

Do Marco Zero ao Curiaú

 

Não troco, não troco não!

Vida boa, meu lugar

Tem açaí com farinha

E fartura pra pescar

Não troco não!

Terra boa de morar

Macapá é meu orgulho

Minha vida, meu lugar!

 

Tem prece de rezadeira

Pra espantar o mau olhado

Ladainha na ribeira

Caboclos e encantados

Chama dos Caruanas

Criado no Marabaixo

Frutos e sementes

De um povo miscigenado

 

Que vibra no Boi-Bumbá

Nas festas de Santo

Batuque e quadrilha

Eu canto, eu danço

Sou Macapaba

Eis a minha identidade

Conto com orgulho a nossa verdade

 

O amor que me move

É incondicional

Quem tem Sangue Azul

“É mais que especial”

Respeite a história do Buriti

Quem me viu chorar

Vai me ver sorrir!

 


Deixe seu comentário


Publicidade