Diário no Carnaval

Carnaval de Santana atrai público com desfiles de blocos de micaretas

Programação conta com 5 dias de festa e recebe apoio do Governo do Amapá.


Depois de dois anos, a alegria do carnaval amapaense voltou a ser sentida também em Santana, onde os foliões são levados pelos desfiles de micaretas. Com o apoio do Governo do Amapá, turistas e moradores participam de cinco dias de folia em vários blocos.

A festa, promovida pela Liga de Blocos de Micaretas do Carnaval de Santana (Liblomica), começou no sábado (18) continuou neste domingo, 19, com as apresentações dos blocos My Love, A Banda de Santana, Bebo Todas, Porto Folia, Barulho, Faraó, Nabalada e Uau.

Os foliões invadiram a Avenida Santana, principal via do município e batizada como corredor da folia. O governador, Clécio Luís, participou da segunda noite de micareta e ressaltou a grandeza do carnaval santanense, um dos mais importantes da região.

“Santana se notabilizou por ter um dos melhores carnavais da Amazônia, do Norte. É um carnaval forte, que foi se construindo aos poucos e hoje é realmente uma referência. Sempre com muita alegria, muito entusiasmo, mas também com muita paz. Isso é muito importante”, frisou o governador.

 

O prefeito de Santana, Bala Rocha, destacou que nessa volta das micaretas, o público tem sido protagonista por conta da empolgação e volume de pessoas participando. “É fantástico o que esses blocos fazem. É muita animação, muita gente participando e a cada noite é uma expectativa maior de público passando pelo corredor da folia mais famoso do norte do Brasil”, destacou.

O autônomo Edilson Nascimento, de 50 anos, aproveitou o desfile do bloco My Love Kids para trazer toda a família para o corredor da folia. Ele estava ansioso para que curtir o carnaval após os momentos mais críticos da pandemia da Covid-19.

“Tá excelente, maravilhoso e muito tranquilo. Como hoje tinha o desfile das crianças, aproveitei pra trazer a minha filha, a esposa, o sobrinho, a família toda pra curtir essa festa linda, que é o carnaval de Santana”, disse o autônomo.

A aposentada e brincante Hermogenea Gomes Fortes, de 83 anos, foi com o marido e mostrou que a idade não é nenhum problema para ver de perto as micaretas passarem no corredor da folia. Ela é paraense, mas mora em Santana há quase 50 anos.

“É muito bom poder vir aqui de novo e contemplar essa festa maravilhosa, estava com muita saudade. A disposição não é a mesma de anos anteriores, mas sigo e firme e forte e devidamente fantasiada”, contou.

Segurança
O Governo do Amapá montou o Plano Operacional da Segurança Pública para o Carnaval 2023. São 1.754 agentes das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros atuando nos eventos para garantir a tranquilidade da população em Macapá e Santana, as duas cidades mais populosas do estado.

Em Santana, as equipes contam com uso de drones para monitorar as ocorrências. Um grupo de 300 policiais militares e 195 bombeiros que estão atuando durante a micareta, que está reunindo cerca de 50 mil pessoas por dia, segundo estimativa da Liblomica.

Economia criativa
Os dias de folia em Santana movimentam a economia do município, desde os empreendedores do setor de alimentação ao transporte por aplicativos e táxis. São empreendedores que aproveitam os cinco dias de folia para garantir renda extra.

A empreendedora e cozinheira Maria Benedita Garcia, de 33 anos, aproveitou os desfiles para vender carne na chapa, hot-dog e comidas típicas. Ela trabalha no carnaval há mais de dez anos e estava contando os dias para poder voltar a comercializar de novo os seus produtos.

“Foi complicado ter que passar pela pandemia, não poder trabalhar em alguns momentos para conter a Covid. Mas agora estamos retomando a nossa rotina, tá melhorando e com a volta das micaretas, em Santana, estamos conseguindo uma renda extra, que sempre é bem vinda”, comemora Maria.

Confira a programação do CarnaSantana:

Segunda, 20
Concentração: 19h

1º Escola de samba Império do Povo
2º Bloco Flanáticos / Pororoca
3º Bloco My Love
4º Bloco Aabalou

Terça-feira, 21
Concentração: 17h

1º Bloco Faraó Kids
2º Bloco das Piranhas
3º Bloco Uau
4º Bloco Bebo Todas
5º Bloco Faraó / Nabalada
6º Bloco Porto Folia / Barulho

Sábado, 25
Concentração: 19h

1º Bloco Pipoca do Povo
2º Levada de todos os blocos com atração nacional (cantor Leandro Pika Pau, ex-Rapazola)


Deixe seu comentário


Publicidade