Cássio Renato reforça Astronomia como tema de estudos
Professor de Física do Ifap divulgou projeto de extensão Pop Astronomia e Clube de Astronomia do Amapá Mirzam

Douglas Lima
Editor
O professor Cássio Renato Santos divulgou na manhã desta terça-feira, 16, a existência, no Ifap Macapá, onde ele integra o corpo docente, do projeto de extensão Pop Astronomia com a finalidade de realizar atividades de popularização e ensino desta ciência e promover a formação de professores da educação básica interessados em trabalhar temas de Astronomia em suas aulas.
Cássio Renato também divulgou o Clube de Astronomia do Amapá Mirzam, instituição que ele disse ser sem fins lucrativos e que objetiva reunir pessoas entusiastas da Astronomia em realização de palestras, sessões de observação do céu com telescópios, oficinas e minicursos.
Coordenador do projeto, o professor informou que o Pop Astronomia conta com um planetário itinerante que realiza atendimento de escolas e quatro telescópios usados em atividades de sessão de observação do céu abertas ao público.
Na entrevista, Cássio explicou que os equinócios e solstícios são marcadores terrestres que permitem identificar pontos específicos da trajetória da Terra em torno do Sol, que marcam o início das diferentes estações climáticas ao longo do ano.
“Nesse sentido, os equinócios são os marcadores que indicam o início do Outono para o Hemisfério Sul, em março ou no início da Primavera. Também para o Hemisfério Sul, em setembro, o dia em que ocorre o Equinócio é caracterizado pela duração igual entre o dia e a noite”, discorreu.
Por fim, ele disse que os solstícios marcam o início do Inverno ou do Verão, em março e dezembro, respectivamente, para o Hemisfério Sul, e que uma diferença marcante do Solstício para o Equinócio é que o Solstício de Inverno marca o período em que as noites têm uma duração maior do que o dia, e o Solstício de Verão é o contrário, marca o período em que o dia tem maior duração do que a noite.
Deixe seu comentário
Publicidade

