Castelinho, o garçom de todos e para todos
Manoel Nunes Castelo, que amanhã fará 75 anos de idade, ficou famoso como garçom, pela humildade, cortesia e ser avesso a repassar as conversas de bar; ele já serviu em 129 casamentos e durante 20 anos na Residência Oficial do Governo do Amapá

Douglas Lima
Editor
Manoel Nunes Castelo, o Castelinho, foi a estrela do programa ‘LuizMeloEntrevista’ desta segunda-feira, 11 de agosto, o Dia do Garçom, justamente por ele ser garçom, mas não um garçom qualquer. Gente do bem, até hoje, a completar 75 anos de idade, amanhã, continua sendo um dos mais requisitados da cidade.
Castelinho deixou a contagem nos dedos e passou a registrá-la na caneta, ou seja, no papel, para não perder o número dos casamentos nos quais serviu ao longo de sua trajetória, até agora: nada mais-nada menos que 129.
Na verdade, Manoel Nunes Castelo é um antigo funcionário público, já aposentado. Passou a atuar como garçom, para completar a renda da casa para o sustento de si próprio, da esposa e dos quatro filhos, hoje todos formados.
Mas a fama do Castelinho começou a estourar na cidade, quando ele foi convidado pelo próprio governador na época, Annibal Barcelos, para servir na Residência Oficial do Governo do Amapá, isso em 5 de julho de 1981.
Como garçom preferido de Barcellos e dos governadores que o sucederam, Castelinho trabalhou 20 anos na Residência Oficial, que hoje não existe mais, transformada em espaço cultural e turístico ainda em construção.
Ele conta que certa vez, em um estabelecimento, serviu à mesa de Annibal Barcellos. No dia seguinte, ao chegar na repartição teve a informação de que o governador lhe ligara três vezes, chamando-o para ir ao palácio.
Atendeu ao chamado e para sua surpresa foi convocado, frente a frente com o então gestor amapaense, para a partir daquela data servir como garçom da Residência Oficial.
O segredo de Castelinho, ele não gosta de contar, mas é a humildade, a forma cortês com que trata a todos os que serve, independente do nível social. Ele também é avesso a repassar as conversas que ouve durante o serviço.
Quem quiser contratá-lo é só ligar para (96) 98424-0719.
Deixe seu comentário
Publicidade


