Nota 10

Ciclo do Marabaixo 2019 encerra com programações em todos os barracões

No ‘Domingo do Senhor’, derrubada dos mastros marca o último dia de festividades.


O Ciclo do Marabaixo 2019 chega ao fim no domingo, 23, com programações acontecendo em todos os barracões. Neste sábado, 22, as atividades acontecem na comunidade de Campina Grande, com marabaixo a partir das 18h, jantar e baile dançante.

Já no domingo, as caixas rufam nos quatro barracões da área urbana de Macapá: Marabaixo do Pavão, no bairro Jesus de Nazaré, Berço do Marabaixo, no Santa Rita, Dica Congó, no bairro Central, e Raimundo Ladislau, no Laguinho.

As atividades iniciam a partir das 16h. A derrubada do mastro pelos festeiros indica que se trata do último dia do Clico do Marabaixo, o chamado “Domingo do Senhor”, primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi. Nesta data, também acontece o anúncio dos festeiros do ano seguinte.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 2018, o marabaixo recebe apoio do Estado. Para a realização do Ciclo 2019, o Governo do Amapá investiu R$ 130 mil, divididos igualmente entre os grupos realizadores.

Marcados pelo culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade, os festejos iniciaram no Sábado de Aleluia, em 20 de abril e se encerram neste chamado Domingo do Senhor, primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi Na vasta programação missas, ladainhas, retirada dos mastros pelos grupos, bailes e jantares e demais rituais que se encerram com as derrubadas dos mastros.


Deixe seu comentário


Publicidade