Nota 10

Ciclo do Marabaixo: programação definida

Tradição



A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), montaram uma agenda de encontros com as comunidades tradicionais para organizar o Ciclo do Marabaixo de 2015. As reuniões, que iniciam na próxima semana, têm como finalidade unir os grupos no mesmo padrão. O secretário de Cultura, Disney Furtado, afirma que esse processo de apuração dos projetos e demandas de cada grupo, influencia no alinhamento e organização de um trabalho conjunto. “Para organizar os projetos e ideias de cada, vamos unir diariamente os representantes e avançar de forma igualitária em cada setor”, disse o secretário.

Cada comunidade que representa os movimentos afrodescendentes e realiza as tradicionais festas familiares, dispõe do auxílio da Seafro na elaboração de projetos. A gestora da Secretaria Extraordinária de Políticas Afrodescendentes, Nazaré Farias, ressaltou a importância dos grupos buscarem o apoio da secretaria. “Nossa secretaria serve como coordenação para a realização desses eventos. Vamos auxiliar cada setor dando o direcionamento correto e ajudando da forma que pudermos”.

A partir de segunda-feira, 9, os representantes das comunidades apresentarão as planilhas e os projetos para apuração. A Secult e a Seafro definiram essas estratégias de organização, antecipadamente, para o amapaense poder usufruir de festas organizadas, seguras e que gerem renda para os microempreendedores.

Durante o Ciclo do Marabaixo, além de conhecer o toque das caixas, a leveza das dançadeiras e a beleza das cores das roupas, o visitante poderá experimentar o tradicional caldo (cozidão) e a gengibirra servida durante as apresentações.


Deixe seu comentário


Publicidade