Nota 10

Cinema amapaense: filme Açaí compete com curtas de outros estados no 43º Festival Guarnicê de Cinema

O Festival é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão e promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC).


Lançado em fevereiro de 2020, o curta-metragem Açaí, da produtora de audiovisual amapaense Grafite Comunicação, está entre os filmes que compõem o 43º Festival Guarnicê de Cinema. Nessa edição, devido à pandemia, as atividades ocorrerão de forma presencial e remota, no período de 13 a 20 de outubro no canal do Guarnicê no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCzNyVdIEhE7VyDSx8PbDkNQ) e na plataforma digital da Academia Internacional de Cinema (AIC).

A produção local concorre com mais 22 obras de outros estados na Mostra Nacional de Curtas, sendo que os espectadores poderão assistir e votar gratuitamente baixando o App Guarnicê em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS. Na plataforma o usuário tem acesso a um menu com as Mostras Nacionais e Maranhenses, Atividades Formativas, Júri Técnico e Curadoria.

O Festival é realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do Maranhão e promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC). A abertura oficial do evento ocorreu na última quarta-feira (14), onde foram exibidos filmes convidados e que já participaram de outros festivais de cinema, além do longa “Selvagem”, direção Diego Costa, vencedor do Guarnicê edição de 2019.

Filme Açaí
No ano de 2017, a produção foi selecionada no 1º Edital de Fomento ao Setor Audiovisual do Amapá, organizado pelo Governo do Estado para conteúdos inéditos. O curta conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que está acostumado com a vida que leva ao lado da mãe, com quem mora numa periferia de Macapá. Ele sai em busca de dois litros de açaí para almoçar, mas não conta com uma viagem tão distante assim.

A ideia do roteiro inicial veio de alunos da escola Estadual Professora Raimunda dos Passos, bairro Novo Horizonte, durante o ano de 2015, dentro do Festival “Curta o Curta”, iniciativa que busca desenvolver os talentos da comunidade escolar. A partir de 2017, a Grafite Comunicação iniciou o projeto “Cine Perifa” na instituição, por meio da parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), oferecendo curso de formação em cinema na metodologia do “Inventar com a Diferença”, para professores e alunos da Escola sobre audiovisual.

 

Ficha Técnica
Direção: André Cantuária
Roteiro: Sandro Romero
Direção de Fotografia: Nildo Costa
Edição/Montagem: Richard Monteiro e Ícaro Reis
Trilha Sonora: Manoel Cordeiro e O Sócia
Desenho de som: Hian Moreira
Elenco: Joca Monteiro, Deize Pinheiro, Rute Xavier, Naldo Martins, Paulo Bastos, Lu de Oliveira, Adalberto Marques, Veerney Nunes, Murillo Mathiel, Dionizio Junior, Kaio Castillo, José Augusto, Neto Montalvão, Laura do Marabaixo, Danu Alcântara, Sarah Aranha, Lucas Souza, Silvana Eduvirgens, Maria Rosa, Mauricio Maciel, Nilton “Biro Biro”, Caique Sampaio, cadela Pantera.


Deixe seu comentário


Publicidade