Círio de Nazaré, manifestação de fé que renova o amor a Deus sob o olhar de Maria
Tradicional procissão chega à 91ª edição com expectativa de atrair em torno de duzentos mil devotos

Douglas Lima
Editor
A fé e a tradição do Círio de Nazaré de Macapá chegam neste domingo, 12 de outubro, à 91ª edição como a maior manifestação religiosa do estado, desenvolvendo o tema ‘Maria, Mãe dos Peregrinos da Esperança’ e o lema “Que o Deus da esperança vos encha de alegria e paz” (Rm 15,13).
Conforme a Diocese de Macapá, que promove a manifestação religiosa que neste deve atrair em torno de duzentos mil devotos, o tema e o lema do Círio inspiram os fiéis a renovarem a confiança e o amor a Deus, sob o olhar da Mãe de Jesus.
Durante os dias que antecederam o grande Círio, ocorreram diversas romarias, como a dos rodoviários, a fluvial e a dos motociclistas, reunindo diferentes grupos da sociedade em momentos de devoção e louvor.
Neste sábado, 11 de outubro, a comunidade participa da Missa da Troca do Manto, às 19h, na Catedral de São José, seguida da Procissão de Trasladação até ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
“Estamos vivendo a maior festa religiosa de Macapá, um tempo de graça e fé para o nosso povo. A partir de amanhã, vivenciaremos as principais celebrações do Círio, que nos convidam a caminhar com Maria como peregrinos da esperança, com o coração cheio de alegria e confiança em Deus”, diz o padre Fábio Pereira, o coordenador da imensa procissão.
Neste ano, pela primeira vez na história do Círio de Nazaré de Macapá, a Missa Campal que antecede a saída da procissão do Santuário de Fátima para a Catedral Histórica de São José, começa às 6h deste domingo, 12. Antes, o horário era às 7h.
Pós-Círio
Após o grande dia, os fiéis continuam a vivência espiritual com o Setenário de Maria, entre os dias 13 e 19 de outubro, com celebrações na Catedral São José, e participam também da Romaria dos Jovens e da Romaria das Crianças, que levam às ruas o entusiasmo e a ternura da juventude e da infância.
O encerramento será no dia 20, com a Procissão do Recírio, também conhecida como Procissão das Luzes, que sairá da Igreja Jesus de Nazaré em direção à Catedral, marcando o momento de despedida e gratidão pela festa.
Programação Social
Além das celebrações religiosas, o Círio é um espaço de convivência e solidariedade. A programação social começou sexta-feira, 10, com o Círio Musical na Praça do Santuário de Fátima, às 20h, com show da banda Colo de Deus.
No dia 17, o espaço voltará a receber o público com feira vocacional, exposição de objetos artesanais de inspiração sacra, stands de coleta de sangue e de alimentos em parceria com o Hemoap e a Fazenda da Esperança, além de shows de bandas católicas locais e uma grande atração nacional — Tiago Brado.
A festa será estendida até o dia 19, com a tradicional Festa dos Devotos, realizada na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, com comidas típicas e sorteio de prêmios, entre eles uma motocicleta zerada.
(Fonte de informações: Portal de Notícias da Diocese de Macapá)
Deixe seu comentário
Publicidade





