Nota 10

Com boi-bumbá de Parintins, Petrobras reforça patrocínio a festivais populares

Neste ano, o Sistema Diário de Comunicação recebeu convite da Petrobras para cobertura do festival. Repórteres Rodrigo Silva e Elson Summer estão cobrindo a festa diretamente do camarote da Petrobras


 

Quatro das maiores e mais tradicionais festas das regiões Norte e Nordeste do Brasil recebem o patrocínio da Petrobras em 2025: o Festival de Parintins e as festas de São João de Caruaru (PE) e Campina Grande(PB), além do São João do Reencontro, que inclui 27 municípios da Bahia. O patrocínio aos festivais reforça o posicionamento da Petrobras como uma das maiores incentivadoras da cultura no país, valorizando a diversidade cultural e contribuindo para movimentar a economia nessas regiões.

 

 

Neste ano, o Sistema Diário de Comunicação recebeu convite da Petrobras e faz a cobertura do festival de boi-bumbá em Parintins. Repórteres Rodrigo Silva e Elson Summer estão cobrindo a festa diretamente do camarote da Petrobras.

 

Uma das maiores tradições da Região Norte, o Festival de Parintins, no Amazonas, tem o patrocínio da Petrobras renovado para os anos de 2025 e 2026. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o boi-bumbá de Parintins é o maior festival folclórico do mundo e um dos principais motores da economia local, gerando mais de 29 mil empregos diretos e indiretos. Todos os anos, cerca de 120 mil turistas lotam a cidade de Parintins para assistir à disputa entre os dois bois rivais, Caprichoso e Garantido, em apresentações famosas pela riqueza das danças e músicas com temas da cultura amazônica, evocando preservação ambiental e justiça social, unindo a tradição do boi-bumbá do Norte do Brasil com a modernidade das alegorias.

 

 

O Festival

A 58ª edição do Festival de Parintins ocorre neste fim de semana e coloca em disputa os bois Caprichoso e Garantido.

 

A cidade, localizada em uma ilha no Rio Amazonas, na divisa entre Amazonas e Pará, se transforma durante o festival: azul e vermelho tomam as ruas, as casas e o coração do povo.

 

 

As apresentações acontecem no Bumbódromo, com alegorias, toadas e encenações que celebram a cultura amazônica. Enquanto o Caprichoso busca o tetracampeonato, o Garantido quer voltar a vencer e conquistar seu 33º título.

 

A apuração ocorre na segunda-feira (30), quando será conhecido o grande campeão do festival. Ao todo, 21 itens — equivalente a quesitos — serão avaliados por dez jurados.

 


Deixe seu comentário


Publicidade