Nota 10

Com o tema “Bandas de Música, Sonora Brasil Sesc chega em Macapá

Tradicionais em todo o Brasil, as bandas têm origem no meio militar e são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos


Macapá recebe no período de 17 a 20 de junho, mas uma edição do projeto Sonora Brasil que este ano trás para a região norte o tema “Bandas: Formações e Repertórios”. O projeto promovido pelo Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Amapá, visa fomentar as mais diversas expressões musicais pouco difundidas que integram o amplo cenário musical brasileiro.

Tradicionais em todo o Brasil, as bandas têm origem no meio militar e são reconhecidas como importantes instituições formadoras de músicos, responsáveis pela base da educação musical de um grande número de instrumentistas que hoje integram orquestras e conjuntos de câmara. O projeto visa traçar um panorama desses grupos, por isso traz conjuntos de diferentes regiões do Brasil, recuperando repertórios originais, históricos ou recentemente compostos.

Quatro apresentações gratuitas vão compor a programação no Estado com os grupos: Corporação Musical CEMADIPE (GO), Sociedade Musical União Josefense (SC), Banda Manauense (AM) e o Quinteto de Metais da UFBA (BA). Ainda será realizado um intercâmbio cultural entre os grupos do Sonora Brasil e grupos locais.

Consagrado como o maior projeto de circulação musical do país, a cada biênio o projeto Sonora Brasil aborda dois novos temas. A seleção dos grupos e a definição das temáticas é feita por uma curadoria nacional, formada por profissionais do Sesc de todo o país e a   proposta é sempre despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

Todas as apresentações serão gratuitas. Veja a programação completa:

Dia 17 de Junho – 10h

Corporação Musical CEMADIPE (GO) e banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá.

Local: Sesc Araxá  – Espaço Recreativo – Rua Jovino Dinoa 4311 – Beirol

Dia 18 de Junho – 18h

Sociedade Musical União Josefense (SC) e Orquestra Filarmônica Evangelista Manancial (AP)

Local: Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral – Av Cecília Vicente da Paixão, nº 10 – Pantanal

Dia 19 de Junho – 19h

Banda Manauense (AM) e Banda Amazon (AP)

Local: Auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) – Av. Pres. Vargas, 650 – Centro.

Dia 20 de Junho – 19h

Quinteto de Metais da UFBA (BA) e Quarteto de Trompetes (AP)

Local: Escola Sesc – Rua Jovino Dinoa 4311 – Beirol


Deixe seu comentário


Publicidade