Nota 10

Construção da Política Nacional das Artes

Oportunidade



Artistas e produtores culturais do Ceará estiveram esta semana, em Fortaleza, com o ministro da cultura Juca Ferreira, para uma edição da Roda de Conversa. Esse é um espaço para o diálogo entre os dirigentes do Ministério da Cultura e as pessoas que trabalham na área cultural. Na cidade do Crato (CE), também foi realizada uma roda.

Juca aproveitou a oportunidade e convidou artistas, produtores e fazedores de cultura cearenses para participar da construção da Política Nacional das Artes. Esse projeto contribuirá para a renovação da Fundação Nacional das Artes (Funarte), que é a responsável pelas políticas de fomento para artes visuais, circo, dança, música e teatro.

A consulta pública da nova Política das Artes deve começar em duas semanas. A ideia é que os trabalhos sejam concluídos até o fim do ano. Haverá uma estrutura por meio da internet para receber sugestões de toda a sociedade.

“Vamos convocar artistas do Ceará para participar da construção de políticas de arte e renovar a Funarte, a dança, o circo, o teatro, a arte digital. Política cultural precisa abrigar demandas do Brasil todo, não pode ser só duas regiões. E um estado como Ceará não pode ficar fora”, apontou o ministro.

A Roda de Conversa foi realizada na Assembleia Legislativa do Ceará, com a presença dos secretários do Ministério da Cultura (Vinícius Wu, da Articulação Institucional, e Ivana Bentes, da Cidadania e da Diversidade Cultural); do secretário de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio; e do secretário-adjunto de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos.

O ministro também expressou a necessidade de se divulgar mais a rica cultura local. “O Brasil conhece a cultura baiana, a pernambucana, a maranhense. Mas a cearense não fica a dever a lugar algum”, destacou. “É preciso dar mais visibilidade a essa diversidade e riqueza de cultura popular enorme. É um estado com tanta riqueza, não pode ser só praia. (www.cultura.gov.br)


Deixe seu comentário


Publicidade