Nota 10

Coral Vozes do Setentrião se apresenta em 20 de dezembro

Concerto “Cantai, é natal!” vai reunir canções adaptadas aos estilos black music, jazz e soul; coral é composto por 30 servidores de diversos órgãos públicos.


Componentes foram selecionados por meio de oficinas e audições semestrais
Nesta quinta-feira, 20, o coral Vozes do Setentrião apresenta o concerto “Cantai, é natal!”, que vai reunir oito canções natalinas interpretadas com arranjos de black music, jazz, rap e soul. O coral é composto por 30 servidores públicos lotados em diversos órgãos do Executivo estadual entre homens, mulheres, jovens e idosos.

A apresentação acontecerá no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, às 16h, aberto ao público. O concerto contemplará narração e canções natalinas que representam fases da história do nascimento de Jesus Cristo – acontecimento celebrado em 25 de dezembro em vários países.

O regente do coral, Williams Sol Sol, explicou que, este ano, inscreveram-se cerca de 50 pessoas para participar do coral, das quais 30 foram selecionadas. “São feitas oficinas e audições semestralmente, onde são trabalhados critérios musicais como afinação, ritmo e leitura de partitura aplicada ao canto. Dessas oficinas é que são selecionados os componentes oficiais do coral”, detalhou Sol Sol, pontuando que os ensaios para o concerto de fim de ano acontecem duas vezes na semana.

 

Qualidade de vida

O coordenador e maestro do Vozes do Setentrião, Marcos Ribeiro, destacou que o coral foi idealizado para proporcionar mais qualidade de vida e melhor rendimento profissional dos servidores. E também estimular a socialização entre os funcionários, o relacionamento interpessoal, espírito de equipe e conhecimento cultural com gêneros musicais eruditos, clássicos e contemporâneos.

“Mas, sobretudo, proporcionar bem-estar. Pois, ao cantar, o ser humano libera endorfina – mesmo hormônio liberado durante a prática de exercícios físicos -, alivia o estresse, melhora sua capacidade pulmonar e o trabalho do sistema cardiovascular, autoestima e, assim, presta melhor o serviço à sociedade”, explicou o maestro Ribeiro.

Criado pelo Gabinete Civil do Governador (Gab/Gov), há cerca de um ano e meio, o coral é composto por 20 mulheres e 10 homens, lotados em diversos órgãos, entre eles as secretarias de Estado da Educação (Seed), da Saúde (Sesa), da Administração (Sead) e do Palácio.


Deixe seu comentário


Publicidade