Nota 10

Cultura, identidade e empoderamento através da moda afro

Empreendedorismo afro-brasileiro no Garden Shopping no mês da Consciência Negra


O projeto busca afirmação da estética negra por meio de elementos como o cabelo afro vinculado à ancestralidade.

O mês de novembro no qual são realizados os eventos alusivos à Semana da Consciência Negra no Brasil e no Amapá, traz como atrativo uma série de etapas do Projeto “A Construção da Identidade Negra Através do Cabelo”, organizado pelo empreendimento Alika Brand, ligado ao ramo da moda afro e que tem por finalidade contribuir para a manutenção da cultura afro por meio de roupas, acessórios e utilitários que compõem o visual inspirado na africanidade e o empoderamento dos negros desde a conscientização até a concretização efetiva de mudanças socioculturais que concorram nesse sentido. O projeto busca afirmação da estética negra por meio de elementos como o cabelo afro vinculado à ancestralidade, à identificação e ao empoderamento dos negros na sociedade por meio de políticas inclusivas para a conquista da cidadania plena.

A programação terá início dia 03/11 a partir das 19h00 com um desfile da coleção JAMAL com temáticas africanas, no contexto do lançamento da loja Alika Brand no Garden Shopping com o tema “O Branco no Preto”, no espaço da Praça de Alimentação; no dia 10 será realizada uma oficina para a confecção de turbantes e tranças, das 10h00 às 20h00; no dia 17, apresentação do grupo Âmago e do grupo de balé do projeto social “Comunidade em Ação” a partir das 19h00; e, no dia 20, apresentações de grupos de Marabaixo e Capoeira na “Noite da Consciência Negra”. O público também terá a oportunidade de apreciar uma exposição de fotografias intitulada “Tradição Afro-brasileira e a trilha para o caminho da Igualdade” de 4 a 21/11. O encerramento terá como atração uma roda de samba no dia 24/11 a partir das 19h00.

Segundo Lauriene Almeida, uma das empreendedoras da Alika Brand em entrevista ao programa Café com Notícias de quarta-feira (31), “os modelos que irão participar do desfile passaram por um criterioso processo seletivo em outubro no Macapá Hotel e o desfile tem a direção de Patrick Azevedo e terá como atração musical o cantor e compositor amapaense Zé Miguel. Entre as participações especiais tanto da exposição de fotos quanto da “Noite da Consciência Negra” destacam-se membros do grupo “Jubas Amapaenses” e mulheres do Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA)”.


Deixe seu comentário


Publicidade