Nota 10

Curta de produção amapaense ‘Tu Oro’ aborda embates durante Contestado Franco-Brasileiro

Obra audiovisual fictícia narra conflitos ocorridos no Amapá no século XIX; estreia ocorre nesta sexta-feira, 6, de forma gratuita


 

Douglas Lima
Editor

 

Celebrando a história e a cultura amapaenses, o filme ‘Tu Oro’, que estreia oficialmente nesta sexta-feira, 6, às 18h30 em uma sala de cinema no centro de Macapá, aborda o embate durante o Contestado Franco-Brasileiro, no século XIX. Sobre a obra audiovisual, o diretor e roteirista do filme, Rodrigo Aquiles, falou no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9) desta quinta-feira, 5.

 

Rodrigo disse que a exibição será gratuita e que a obra também retrata a riqueza do estado, abordando aspectos como suas culturas e idiomas. “É uma forma de fazer com que a população se interesse pela história do Amapá; o contestado foi um período diverso e rico, temos muitas narrativas para explorar ainda”, declarou.

 

Cenas do filme

 

O filme inaugura o gênero ‘faroeste amazônico’ com características de realismo fantástico. E de sinopse, traz conflito entre Brasil e França, tendo o Amapá como alvo de disputa entre estes países. Acerca da produção, o diretor informou que aproximadamente 30 pessoas participaram da obra audiovisual, tendo suas filmagens realizadas em Serra do Navio.

 

Tu Oro já chega com êxito, tendo recebido o ‘Prêmio de Melhor Atuação e Melhor Maquiagem no 6º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte’, e sendo selecionado para a 2ª edição da Mostra de Cinema Negro de Londrina, bem como para a 5ª Mostra Manaus Filme Fantástico; e Festival de Cinema Galo da Serra – Presidente Figueiredo/AM.

 


Deixe seu comentário


Publicidade